PRODUTORES CRIAM SINDICATO UNIFICADO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM GLAUCILÂNDIA

Jornal O Norte
30/01/2009 às 10:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:50

Alexsandro Mesquita


Correspondente

GLAUCILÂNDIA- O município de Glaucilândia poderá ganhar no próximo domingo 01, mais um sindicato. Será realizada a primeira assembléia para criação do Sindicato Unificado da Agricultura Familiar de Glaucilândia e Montes Claros (SUNTRAF), organizada pela direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Minas Gerais (FETRAF/MG) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), tendo como um dos responsáveis pela mobilização para implantação do sindicato neste município, Leonardo Brito.

A representação da categoria abrange todos os trabalhadores da agricultura familiar em atividades agrícolas, pecuária e similares, pesqueiras, hortifrutigranjeiras e afins, extração mineral, animal e vegetal, agroindústria, artesanato, e ecoturismo, que exerçam atividades em regime de economia familiar ou individualmente sem empregados. São considerados trabalhadores da familia os proprietários, arrendatários, parceiros, meeiros, comodatários, posseiros, usufrutuários, e assentados da reforma agrária, que exercem suas atividades por percepção de renda, para fins do estatuto.


 

FINALIDADE

O SINTRAF, dentre outras questões, tem por finalidade organizar os agricultores dos municípios filiados numa perspectiva classista pela defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora; além de representar e defender junto ao Estado e a sociedade os interesses coletivos da categoria, e individual de seus associados.

O um dos objetivos do sindicato é ser mais uma opção para atender  melhor aos anseios do agricultor familiar dos municípios de Montes Claros, Bocaiúva, Claros dos Poções, Guaraciama e Juramento, formando assim o Sindicato Unificado da Agricultura Familiar de Glaucilândia e Montes Claros (SUNTRAF). 

De acordo com Leonardo Brito, a intenção é desenvolver melhor a agricultura familiar tanto na questão de desenvolvimento quanto na produção, planejamento de trabalho nas pequenas propriedades, seja através de capacitação, elaboração de projetos ou em parcerias.

- Temos também projetos com a Petrobrás na produção do Biodiesel em toda Minas Gerais. Só no norte de Minas trabalhamos com mais de 1 milhão de familias na produção do Biodiesel, acrescenta Leonardo.


 

CAPRICHANDO A MORADIA

Leonardo Brito conta que, além disso, o sindicato desenvolve projeto de moradia. O projeto recebe o nome de “Caprichando a Moradia”, que consiste em construir habitação para o agricultor de baixa renda. Segundo ele, os recursos são liberados pelo governo Federal, mas que não é finaciamento. 

Para Lylian Aparecida Pereira Zuba, presidente da comissão organizadora em Glaucilândia, os associados terão uma melhor condição de melhorar a qualidade de vida, ao encontrar amparos como auxílio natalidade, aposentadoria, projetos rurais voltados realmente para o agricultor familiar.

A reunião está prevista para começar às 8h30 da manhã no Galpão Municipal, localizado na Av. A, s/n; quando fará a primeira convocação. Após uma hora será feita a segunda chamada, para discutir e deliberar sobre os seguintes assuntos: Aprovar o regimento interno do primeiro Congresso Sindical da Agricultura Familiar de Glaucilândia e Montes Claros; constituição e fundação do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Glaucilândia e Montes Claros: SUNTRAF; aprovação do Estatuto Social do SUNTRAF; eleição e posse do Conselho Deliberativo, Direção Executiva e Conselho Fiscal; e por fim, filiação à FETRAF/MG, e à CUT. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por