Produtores de oleaginosas se reúnem em Montes Claros

Jornal O Norte
23/06/2009 às 10:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:02

Janaína Gonçalves


Repórter

Aconteceu, segunda-feira, 22, em Montes Claros, o primeiro encontro dos produtores de oleaginosas, na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal. A abertura foi realizada pelo prefeito Luiz Tadeu Leite, que na ocasião falou a importância desta reunião para o setor agrícola, que cresce na região.

(foto: XU MEDEIROS)





Encontro de produtores de oleaginosas em Montes Claros


fortifica a agricultura familiar
.

Conforme o secretário municipal de agropecuária e abastecimento, Roberto Mauro Amaral, para que o evento acontecesse contou com a prefeitura de Montes Claros, junto com o governo de Minas Gerais através da Emater-MG e BIOERG-  Escritório gestor do centro de inovação em bionergia do estado de Minas Gerais, BNB- Banco do nordeste do Brasil  BB- Banco do Brasil  e da Petrobras.

Para ele, esta foi uma oportunidade para que os parceiros que apóiam a produção de oleaginosas na região esclarecessem aos produtores, sobre o processo de produção e geração de renda que este novo produto traz.

- Atingirmos a meta de 200 pessoas orientadas no encontro, através de seus respectivos representantes de associações, entidades de classe rurais, tem grandes chances de aumenta e desenvolver o setor agrícola da região – afirma.

- A intenção é que não haja a substituição de exploração da área rural, mas um aumento da área explorada, ou seja, os produtores não irão perder a sua produção de subsistência, mas sim conciliá-la com as oleaginosas – conta.

O secretário ressalta também que este encontro servirá para acabar com a idéia de que não há produção local – conta.

- Estamos engajados no processo produtivo alto, a nova safra que inicia em agosto, visa atender o máximo de produtores rurais.  Todo este processo de inserção é feito em conjunto com a Emater-Empresa de assistência técnica e extensão rural de Minas Gerais, com a Petrobras, e quem vem para fidelizar à agricultura famílias na cidade - avalia.

O representante da Petrobras de Montes Claros, Nelson Orasmo Filho, reforça que este evento é suma importância para que mais agricultores possam aderir ao programa.

- A iniciativa promove o aumento da agricultura familiar da região, uma vez que coma instalação da usina na cidade, a chances de alavancar a produção, além disso, atender o Biodiesel para atuar e operar na cidade.

O produtor rural, Manoel Veloso, do distrito de Nova Esperança, está confiante com a produção de oleaginosas – afirma.

- Tenho mais 30 anos que trabalho na área rural, no cultivo de hortaliças, um investimento mensal que chega a R$ 1,500 e com a incentivo da oleaginosas a expectativa é que este número aumente para uns R$ 5 mil ou mais - conta.

BANCO

O agente de desenvolvimento da superintendência do BNB-Banco do Nordeste do Brasil, Ananias Pereira Souza, explica que a palestra tem a função de informar aos produtores a respeito das linhas de créditos, que o banco oferece, junto com a Emater e a Petrobras.

- É necessário que se faça um encontro deste, para que os produtores sintam-se seguros do programa da qual irá se inserir, bem como suas garantias, direitos e deveres como produtor rural - afirma.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por