Produtores do Jaíba visitam cooperativa em Goiás

Jornal O Norte
07/04/2008 às 11:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:29

Elen de Sá


Repórter

 

Uma comitiva de cerca de 40 produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba seguiu em direção a Silvânia-Goiás, na manhã do domingo, dia 30 de março, para visitar a Coopersil-Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Silvânia, com o objetivo de conhecer as atividades da cooperativa e estratégias que podem ser desenvolvidas para implantação de uma cooperativa dos produtores rurais no Projeto Jaíba.

A viagem foi coordenada pelo produtor presidente da Central Jaí - Central de Associações do Projeto Jaíba, Ailson Mendes Ramos e contou com o apoio do SEBRAE MG - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do DIJ - Distrito de Irrigação de Jaíba e a participação do Gerente Executivo do DIJ, Bernardino Gervásio Araújo. Estiveram presentes também na visita a cooperativa de Silvânia, representantes da Emater-MG e o vereador de Jaíba, Antônio Silva.

Os participantes foram recepcionados na segunda-feira, 31, por Joaquim Luiz Gomes, diretor/secretário da Coopersil e da Central de Associações de Silvânia e por Giovani Batista - Técnico da Coopersil, que receberam calorosamente a todos na sede da Cooperativa.

Houve explanação sobre a fundação da Central de Associações e a Cooperativa de Silvânia.

Segundo o presidente, no início dos anos 80, foram fundadas quatro associações, conseguindo sede própria e vários projetos, como fabriquetas de doces, farinhas, entre outras. Através das várias conquistas, surgiram 16 associações.

- O movimento cresceu tanto que foi fundada a Central de Associações, em junho de 1992, com 34 Associações. Os projetos são feitos em conjunto, como venda de leite em conjunto e venda de rações. Com o tempo, as Associações esbarraram com a burocracia e daí surgiu a necessidade de criar uma cooperativa - salienta.

Em maio de 1999, foi fundada a Coopersil e conta atualmente com cerca de 30 funcionários diretos e o conselho gestor formado por presidente, vice-presidente e tesoureiro, sendo todos produtores. A Cooperativa é responsável pela assistência técnica e a Central de Associações responsável por programas ligados diretamente com o produtor e ações sociais. A cooperativa conta com cerca de 420 sócios.

- A cooperativa foi bem vinda. Cresceu tanto, que foi aberta uma loja em Silvânia e outra no município de Gameleiras de Goiás,  para vender produtos para o produtor e comercializar produtos orgânicos até para São Paulo. Os preços dos produtos da cooperativa são acessíveis, sendo menor que no mercado. O produtor tem a carteirinha de crédito, para comprar com preço menor na cooperativa e em várias lojas e farmácias do comércio local. A cooperativa conta com vários projetos em andamento e outros sendo fundados. Para se manter, além da comercialização dos produtos, a cooperativa recebe apoio do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Pronaf- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - ressalta o presidente da Coopersil.

A Central de Associações conta hoje com 24 Associações.

- Muitas Associações se uniram e formaram uma só, outras, deixaram a Central e passaram a fazer parte da cooperativa, por isso a diminuição do número das Associações. 90% dos produtores que se entregam a Central é da agricultura familiar. A Cooperativa e a Central são unidas na busca por projetos que beneficiem os agricultores familiares. Tudo que se refere ao produtor é pela Central de Associações. Tudo que se refere a venda e compra de produtos é pela Cooperativa. O forte da cooperativa é soja, leite e milho - explica o técnico Giovani Batista.

Um importante projeto da Central é a agricultura orgânica, em que são produzidos produtos orgânicos, sem agrotóxico e adicionais químicos. Esses produtos da agricultura familiar são vendidos para o Pão de Açúcar de Brasília-DF e o leite da cooperativa é vendido para empresas como Nestlé e Itambé.

O presidente da Coopersil sugere aos produtores de Jaíba, que o primeiro passo é fazer um levantamento da área, fazer treinamento com o produtor e rever as principais necessidades que o produtor se encontra.

Foram feitas visitas no local de armazenamento de soja, na cooperativa de créditos e na sala de embalagem de produtos orgânicos, sendo todos os produtos certificados com selo do IBD - Instituto Biodinâmico. A Cooperativa trabalha com orgânicos há dois anos e conta atualmente com 22 produtores produzindo as 8 culturas diversificadas. Os próprios produtores produzem o adubo orgânico próprio para controle de pragas.

Os produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba visitaram também, as instalações de laticínio, as instalações do abate de frango, agro-industrial, que está em fase de implantação e a fábrica de rações e de sal mineral, em que são produzidos cerca de 10 mil sacos de 40 kg de rações e sal mineral por mês.

Segundo o gerente executivo do DIJ, participar de movimentos como esse é de grande valia para os produtores do Perímetro Irrigado do Jaíba.

- Visitar as instalações da Cooperativa de Silvânia e conhecer seus projetos e ações foi importante não só para os produtores, mas para todos nós, que, unidos podemos nos organizar e contribuir para pautar projetos que possam beneficiar a agricultura familiar no Perímetro Irrigado de Jaíba- salienta Bernardino Araújo.

O coordenador da viagem, diz satisfeito com a visita a cooperativa de Silvânia e suas expectativas foram atendidas.

- A partir de agora, o sentimento é de fortalecer a organização, o grupo e os produtores, é maior. Iremos tomar iniciativas junto aos órgãos competentes, como Codevasf, Sebrae, DIJ, Seasa e Prefeitura Municipal, para Implantarmos um sistema organizado de trabalho, para a partir dele, surgi a Cooperativa  dos Produtores do Perímetro Irrigado de Jaíba - finaliza o presidente da Central Jaí.

Dia 11, às 08:00, será realizada uma reunião na Central Jaí, para discutir estratégias da visita a Coopersil, em Goiás e o que poderá já ser articulado no Projeto Jaíba.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por