Produtores do Projeto Jaíba têm coleta de lixo doméstico

Jornal O Norte
02/06/2006 às 11:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:36

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Produtores do Projeto Jaíba reivindicam coleta de lixo periódica em suas propriedades.

A reivindicação foi feita ainda em 2005, quando as primeiras coletas de embalagens de agrotóxicos e lixos diversos aconteceram.

Conforme dados da Emater do local, no final do ano de 2005 foram realizadas reuniões com os agricultores familiares do Projeto Jaíba objetivando a construção do planejamento anual para 2006. Desse planejamento surgiu a reivindicação deles - de se realizar uma campanha de coleta de lixo domiciliar, na zona rural do Jaíba.

Antes, o lixo domiciliar rural era queimado, enterrado ou jogado nos quintais e arredores das residências. Isso ocasionava danos ao meio ambiente e contaminação dos canais utilizados para irrigação, do solo, ar; além de representar riscos para a saúde humana.

DANOS

Os resíduos tóxicos emitidos pela combustão de matérias inorgânicas podem causar danos ao sistema respiratório e o lixo acumulado contribui para a proliferação de vetores responsáveis pela transmissão de várias doenças aos animais e ao homem.

Sensíveis a estes problemas, os agricultores solicitaram o apoio da Emater para reivindicar, junto à prefeitura de Jaíba, a coleta, bimestral, do lixo domiciliar rural.

Os extensionistas de Bem-estar Social, Ana Maria Silva, Elivânia Célia de Oliveira e Thiago Carvalho levaram essa demanda ao conhecimento da prefeitura de Jaíba que se comprometeu em estabelecer a coleta do lixo para o período de 16 a 19 do mês de maio.

Os técnicos da Emater se encarregaram em divulgar a campanha através de palestras, encontros, além da divulgação feita individualmente de casa em casa, objetivando sensibilizar os agricultores para a participação ativa. O objetivo do trabalho foi mostrar que ações na área de saneamento ambiental são de grande importância na prevenção de doenças, promoção da saúde e preservação ambiental, e para o sucesso dependem da participação de todos.

SUCESSO

Ana Maria Silva e Thiago Carvalho falaram a O Norte que o trabalho foi um sucesso, tendo em vista a efetiva participação dos produtores que levaram seus resíduos, devidamente ensacados, aos 38 pontos de coleta, distribuídos estrategicamente, perfazendo um total de seis toneladas de lixo doméstico recolhido.

- Nos dias definidos para a coleta, nós fizemos questão de estar presentes e acompanhar o trabalho de recolhimento do lixo e orientar os motoristas sobre a localização dos pontos de coleta. Durante esse trabalho aproveitamos para colher depoimentos de produtores sobre a campanha

Como contam os extensionistas, moradores como Angelina dos Santos, disseram que o recolhimento do lixo é de extrema valia porque ajuda a não agredir a terra.

Silvânia de Jesus Santos, moradora há 9 meses, no lote 132, da área A também se mostra satisfeita

- Antes, eu queimava o lixo, pois quando cheguei aqui já tinha muita sujeira e dava muito escorpião. Acho muito importante recolher o lixo para evitar esses bichos. Agora vai ficar uma beleza.

CAMPANHA DE RECOLHIMENTO

Na última campanha que aconteceu no mês de fevereiro, a Emater mobilizou a comunidade para recolhimento e entrega de lixo doméstico. Nesse trabalho a prefeitura de Jaíba forneceu as sacolas plásticas e caminhão para coleta. O destino do material recolhido foi para o chamado lixo controlado do município.

Segundo Evandro Andrade, engenheiro agrônomo da Plena, a campanha foi exitosa, dado o recolhimento de cerca de cinco toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, abrangendo toda a área de agricultores familiares, um total de 1178 lotes, área empresarial e propriedades circunvizinhas ao Jaíba.

- Apesar de não resolver o problema do destino das embalagens de agrotóxicos e do lixo doméstico, campanhas como essas são importantes, pois no estágio de degradação ambiental que estamos vivendo é necessária uma intervenção imediata para amenizar o problema. Também porque foram feitos trabalhos com toda população, inclusive com as crianças, na tentativa de buscar o envolvimento e conscientização da população nas questões ambientais, para garantir a sustentabilidade - concluiu o engenheiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por