Produtores rurais dão exemplo de superação

Jornal O Norte
07/06/2011 às 09:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:29

O produtor rural Tarcísio Veloso Oliveira, primeiro colocado em 2010 na categoria Pessoa Física do Prêmio Ouro Azul, é um dos exemplos de que, com adoção de técnicas apropriadas, esforço e trabalho, é possível reverter os problemas causados pela seca. Ele foi um dos primeiros a aderir à iniciativa da Emater e do Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva em sua propriedade, localizada na comunidade de Tabocal 1.

- Estou satisfeito com os resultados, pois com a melhoria das condições das pastagens estou obtendo maior produção de leite e, consequentemente, mais renda - assinala o produtor rural.

Outro produtor que também melhorou a qualidade de vida depois que deixou de trabalhar em Montes Claros como pintor letrista é Fabrício Paulino Silva. Proprietário da Fazenda Caiçara, ele salienta que, com o aumento da disponibilidade de água na zona rural, além da manutenção de um pequeno rebanho leiteiro, está sendo possível incrementar a produção de hortaliças.

- Hoje vivo melhor aqui, ao contrário de quando trabalhava em Montes Claros. Pelo menos, só com a venda de hortaliças tenho uma renda mensal garantida de R$ 500 - assegura o produtor rural.

A produtora rural, Simone Aparecida Andrade Rodrigues, afirmou estar satisfeita com os investimentos realizados pelo Governo de Minas em Glaucilândia. Junto com o marido Antônio Herculano Rodrigues, ela obtém produção diária de 60 litros de leite, numa área de 43 hectares. A manutenção da propriedade é garantida por meio de poço tubular comunitário perfurado com recursos do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), implementado pelo Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Com vazão de 26 mil litros de água por hora, o poço garante o abastecimento de 13 famílias de produtores rurais que atualmente já contam, cada uma, com hidrômetro próprio para medição do consumo.

- Com a instalação do equipamento, conseguimos reduzir as despesas, visto que pagamos pelo que consumimos - comemora Simone Rodrigues. (agência Minas)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por