Programa Semeando: já são 197 mil alunos capacitados pelo Senar na região

Jornal O Norte
09/06/2006 às 09:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:37

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Senar- Serviço nacional de aprendizagem rural realiza hoje mais uma etapa da capacitação de multiplicadores do Programa Semeando. Segundo a assessoria de comunicação do Senar, cerca de 197 mil alunos e 9 mil professores de 88 municípios do Norte de Minas vão participar do Programa este ano. O objetivo é proporcionar às crianças e aos educadores uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Nos próximos dias 20 a 23 deste mês as capacitações do Programa acontecerá nos municípios de Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e Grão Mogol.

Em entrevista a O Norte Maria Eliza Rize Moreira, coordenadora da capacitação, o projeto tem o objetivo de estimular a mudança no comportamento da sociedade com relação ao uso da água bem como do meio ambiente. O projeto foi desenvolvido para educar e conscientizar professores e alunos em sua formação ecológica. Assim sendo, diz, a comunidade pode ser beneficiada com o desenrolar dos projetos realizados.

- O benefício não é apenas local outros lugares podem ser influenciados pelo comportamento ecológico e assim provavelmente toda a sociedade saberá que o meio ambiente é precioso. Os concursos promovidos pelo projeto Semeando têm por objetivo avaliar as atividades realizadas as escolas e valorizar o educador. Os alunos participam com desenhos e redações em etapas regionais e estaduais, diz.“Neste ano, os alunos e professores de Montes Claros, concorrem com outros 87 municípios do Norte de Minas na etapa regional. No ano passado, a aluna Brenda Gabriele da Silva Sales, da 1ª série da escola Estadual Dom João Antônio Pimenta de Montes Claros venceu o concurso de desenho a nível estadual.“De acordo com a assessoria de comunicação do Senar Minas cerca de 29 escolas estaduais sob a jurisdição do escritório regional do Senar, em Montes Claros, estão participando do programa em 2006. São cerca de 17 mil alunos na fase introdutória e de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental. Ao todo participam 553 professores e 100 multiplicadores. Cerca de 116 multiplicadoras de escolas estaduais e municipais de Lassance, Claro dos Poções, Capitão Enéas, Francisco Sá, Juramento e Ibiracatu vão participar de um treinamento de 4 horas sobre o Programa.

Maria Eliza disse estar muito feliz com o desenrolar do projeto e principalmente com as problemáticas levantadas durante a realização do programa. Comentou que em Pirapora, quando estiveram presentes representantes das cidades como Lassance, Buritizeiro, Várzea da Palma, Ibiaí, Jequitaí e Ponto Chique os problemas foram surgindo e imediatamente a troca de experiências foi acontecendo.

Na outra etapa, a supervisora da rede estadual de Montes Claros, Maria Inês Narciso em conversa com a reportagem de O Norte a importância em se discutir meio ambiente tem que partir do menor para o maior. Em sua visão a população aumentou demais nos últimos tempos, e assim sendo a quantidade de lixo também aumentou.

- O problema de degradação do meio ambiente não é só um problema regional, mas mundial e é preciso encontrar soluções que despoluam os rios como algumas empresas têm feito com o rio Tietê em São Paulo. É preciso haver uma grande mobilização da sociedade no sentido de produzir projetos que reciclem o lixo produzido por nós mesmos, desabafa.

Maria Inês relatou ainda que é preciso acabar a visão romântica de que molhar um quintal é uma macro degradação, o que tem que ser feito é uma socialização de conhecimentos e buscar soluções precisas para continuar tendo água potável entre outros fatores ecológicos.  “Realização

Este é sexto ano do programa Semeando e é todo desenvolvido pelo Senar e Faemg-Federação da agricultura e pecuária do Estado de Minas Gerais. O conteúdo segue as orientações dos PCN´S- Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC- ministério da Educação e Cultura e das ações previstas pela Agência 21, que busca um modelo de desenvolvimento sustentável para este século.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por