Projeto Conviver já atendeu 20 mil famílias no Norte de Minas

Jornal O Norte
13/09/2010 às 09:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:38

Janaína Gonçalves


Repórter

O projeto Conviver, no Norte e Noroeste de Minas, tem como objetivo atender 45 mil famílias e 116 instituições. Deste montante, 20 mil famílias e 114 instituições já foram beneficiadas.

Em entrevista a O NORTE, o coordenador Jander Gonçalves disse que  o  projeto Conviver está substituindo as lâmpadas, geladeiras e chuveiros que consomem muita energia, por outros mais econômicos. Dessa forma, o cliente passará a utilizar a energia sem desperdício, economizando na hora de pagar a conta.

- No Norte e Noroeste de Minas, já substituímos 89 mil lâmpadas e 1.200 geladeiras. Temos como meta na região substituir 225 mil lâmpadas e 3.800 geladeiras - afirma.

Conforme o coordenador, ao trocar aparelhos antigos com alto consumo de eletricidade por outros mais  novos e econômicos, reduzindo  o valor da fatura da energia, a população se credencia a participar de programas governamentais como o que, hoje, no estado, isenta 2,8 milhões de consumidores do pagamento de  ICMS- Imposto sobre circulação  de mercadorias e serviços nas conta de luz.

Desde 2006, os consumidores recebem a visita de agentes, que levam orientação sobre o consumo seguro da energia, os benefícios da tarifa social e a isenção do ICMS.

Para Gonçalves, o projeto, contribuiu para aumentar o grupo de 1,9 milhão de consumidores de baixa renda que contam com a isenção do ICMS. Eles pagam contas que variam de R$ 4,28 para o consumo de até 30Kw/hora/mês, a R$21, para o consumo 90kW/hora/mês. Hoje, 47% dos consumidores residenciais da Cemig não pagam o imposto estadual.

Todas as famílias que forem visitadas poderão substituir suas lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas de baixo consumo, no máximo cinco. Já para trocar as geladeiras e chuveiros, é necessário ser cliente ativo da Cemig (ligado de forma regular); ter sido visitado pelo agente Conviver; possuir geladeira em condições precárias, o caso da troca de geladeiras; e possuir 4 ou mais moradores na casa e instalação elétrica boa, no caso de chuveiros.

- Como o número de equipamentos a ser trocados é limitado, caso necessário, serão aplicados critérios de desempate, como, por exemplo, média de consumo - conclui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por