
Se em geral predominou o clima de brincadeira entre brasileiros e argentinos nesta Copa do Mundo, houve mais tensão no Rio após o gol da Alemanha na prorrogação. Provocações que partiam dos argentinos rapidamente mudaram de lado, levando a brigas. Até policiais militares debochavam de argentinos na saída do Maracanã. A PM teve que usar gás de pimenta para dispersar confusões na saída do estádio e em Copacabana.
O primeiro incidente mais grave entre brasileiros e argentinos ocorreu na avenida Maracanã, próximo à saída do estádio. A polícia fez um cordão de isolamento para que argentinos pudessem sair rumo à estação de metrô São Francisco Xavier.
Mas, após passar o cordão, torcedores entraram em conflito -um grupo de cinco brasileiros partiu para cima de um argentino que respondeu às provocações. Eles trocaram socos e foram dispersados pela polícia, que usou cassetetes e deteve o argentino e um dos brasileiros.
Assim que acabou a decisão, cerca de 80 torcedores argentinos que estavam em um bar nas imediações do Maracanã deixaram o local perplexos e calados.
Nesse momento, brasileiros que passavam de carro começaram a provocar os argentinos. Dois PMs fardados também imitaram o gesto de choro, com as mãos no rosto.
Brasileiros também exibiam a torcedores argentinos as páginas da Alemanha no álbum de figurinhas da Copa. Em Copacabana, o gol da Alemanha foi o estopim para a confusão. Com brasileiros e alemães em festa, alguns argentinos que assistiam ao jogo do lado de fora da Fan Fest partiram para a briga.
Policiais usaram gás de pimenta e houve correria. Aparentemente ninguém se feriu.
Depois do jogo, a maior parte dos argentinos deixou a orla. Os brasileiros, indo à forra por um mês de provocação no Rio, cantavam.
Na Fan Fest, quase vazia 15 minutos após o jogo, houve briga entre argentinos. Abriu-se um clarão e o vocalista do Monobloco, que se apresentava, interrompeu o show. Seguranças apartaram o confronto. Após a briga, o resto dos argentinos foi embora, e a arena virou festa brasileira e alemã.