Psicultura que dá certo no Norte de Minas

Jornal O Norte
04/09/2008 às 10:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:42

Valéria Esteves


Colaboração para O NORTE

A piscicultura tem sido uma das premissas de desenvolvimento sustentável do Norte de Minas. As várias iniciativas dos produtores rurais com a produção de tilápias em tanques rede ou em canais de irrigação tem feito a mudança e suas vidas. Conforme informou a assessoria da Codevasf- Companhia de desenvolvimento dos vales do São Francisco e Parnaíba, o Projeto Jaíba conta com aproximadamente 250 quilômetros de canais com diferentes dimensões, sendo que 55 quilômetros apresentam condições bastante favoráveis de ambiente e fluxo de água para piscicultura intensiva, onde é possível a exploração direta nos canais ou com uso de tanque rede, apresentando um potencial de produção da ordem de 1,5 mil toneladas de peixe ao ano, declara a Emater.

Para o superintendente Anderson Vasconcelos, nos últimos anos a piscicultura em águas continentais brasileiras, vem crescendo a uma taxa superior a 10% ao ano, sendo conveniente ressaltar o grande potencial de produção, favorecido pelas condições de qualidade da água e clima no Projeto Jaíba.

ORGANIZAÇÃO

O grupo de 14 sócios da produção de tilápias em Janaúba quer continuar produzindo e vendendo bastante peixe. Durante a semana santa desse ano, os lucros foram satisfatórios, o que rendeu a eles a compra dos equipamentos necessários à higienização do ponto de comércio, bem como todo o material que ainda faltava.

A primeira safra de tilápias tailandesas do grupo foi em abril de 2006. Eles pretendem ampliar o criatório, que hoje conta com 10 tanques- rede postos no rio Gorutuba e na barragem Bico da Pedra.

Agora, com um ponto de comércio dentro da feira livre, que acontece todos os sábados, no mercado municipal do município, os pescadores, meio produtores rurais, vendem seu pescado. Essa atividade incrementa a renda de cada sócio da associação dos pescadores.

O detalhe é que instruídos pelo ex-coordenador da estação de piscicultura do Gorutuba, Jackson César Rosa, os produtores aprenderam que é preciso haver planejamento para que o negócio cresça.

Hoje, é possível ver nos rios Gorutuba, na barragem do Bico da Pedra ou mesmo no rio São Francisco, nos perímetros que o rio intercepta os municípios de Manga, Januária, Pedras de Maria da Cruz, entre outros, tanques-redes que servem como criatório de tilápias.

A tilápia, por sinal, já caiu no gosto dos norte-mineiros, cultura alimentar que outrora pertencia aos japoneses que têm povoado essa região aos pouquinhos.

O engenheiro agrônomo Alex Demier, como representante de Anderson Chaves, superintendente da Companhia em Minas Gerias, fez uma breve explanação sobre essa atividade na região, durante pronunciamento na abertura do segundo curso de capacitação em Piscicultura promovido pela Codevasf, para 20 técnicos da Emater/MG, IEF e da prefeitura de São João das Missões. O curso foi ministrado nas dependências da Estação de Piscicultura do Vale do Gorutuba, no município de Nova Porteirinha, nos dias 26,27 e 28 de agosto.

Com várias atividades técnicas e práticas, a realização desse curso faz parte de uma parceria entre a Codevasf e os órgãos mineiros envolvidos com as atividades do programa Arranjo Produtivo Local – APL, visando a prestação de serviços de assistência técnica e capacitação dos pequenos produtores rurais na área da piscicultura. Depois de capacitados, esses profissionais  irão atender seis núcleos dos APL’s- Arranjos Produtivos Locais, na área de piscicultura, implantados em seis municípios do  norte de Minas, beneficiando aproximadamente 100 pessoas.

Durante o curso foi discutido a importância dos investimentos que a Codevasf está promovendo na reestruturação dos Centros de Referência em Aqüicultura do Gorutuba e de Três Marias, visando a realização de estudos na área de aqüicultura  e o incremento na produção de espécies nativas, com a finalidade de  promover o repovoamento em barragens e cursos de água da região, bem como os investimentos em projetos produtivos em tanques rede, já com resultados altamente positivos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por