Novela que se arrasta há décadas, a despoluição da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, ganhou nova promessa nesta segunda-feira (17). Foi assinada pela Copasa a ordem de serviço dos trabalhos de ampliação das redes de água e de esgoto em 30 comunidades de Contagem, na região metropolitana. O investimento é de R$ 40 milhões.
A intervenção, segundo o Estado, é considerada a mais importante da despoluição, sendo capaz de eliminar o lançamento irregular de esgoto de 1,3 mil famílias. Ao todo, 18 mil pessoas da região serão beneficiadas.
A partir de agora, será iniciado os serviços de interligação dos imóveis dessas comunidades que já aderiram ao sistema público de esgoto - o número de imóveis não foi informado.
Na tentativa de garantir a adesão dos moradores, equipes da empresa realizam uma mobilização social. “É importante que a população saiba que a Copasa vai arcar com todos os custos para realizar essa ligação. Basta que o cliente permita que seu imóvel seja interligado ao sistema”, afirmou o gestor de Empreendimento de Grande Porte da Copasa, Tiago Miranda.
Segundo Miranda, 99% da população da bacia da Pampulha já conta com o tratamento de esgoto. Os trabalhos serão iniciados nas comunidades Sequoia/Teleférico e Perobas.
Na sequência, serão ampliados para as comunidades: Boa Vista, Bela Vista, Novo Boa Vista DNIT, Padre Dionísio, Morro dos Cabritos, Francisco Mariano, Oitis, Avenida II/Colorado, Beatriz, Alvorada, Boa Esperança, Urca, Kennedy, Capelinha, Floriano Peixoto, Boa Vista/Gangorras, Jardim dos Bandeirantes, Bambu Verde, Novo Progresso, São Sebastião, Carajás, Senhora da Conceição, Xangrilá, Urca/Sta Luzia, Gangorras, Bonanza, Estação Bernardo Monteiro, Nacional e Tenente Castorinho.
Segundo a gerente Regional da Copasa em Contagem, Renata Mayrink, as obras nessas comunidades, consideradas Áreas de Interesse Social (AIS) no Plano de Ação da bacia da Pampulha, trarão benefícios que serão usufruídos por todos.
“As pessoas terão a comodidade de verem água de qualidade saindo das torneiras de casa todos os dias e contarão com a destinação correta de seus esgotos, o que garantirá mais saúde e bem-estar para todos”, observou a gestora.
Leia mais: