Racha no ninho: aliados enfrentam Aécio em Minas

20/02/2018 às 17:39.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:28

O senador Aécio Neves (PSDB) decidiu tentar a reeleição no pleito deste ano, mas ele já não goza do prestígio de que dispunha há quase duas décadas entre os aliados. Ao menos dois deles querem ser indicados pelo partido justamente para disputar a vaga ao Senado. 

O presidente da Câmara, Henrique Braga, tem dito a interlocutores que, se for necessário, está disposto a passar por prévias com Aécio. Ele quer tentar a vaga ao Senado. 

Neste ano, Minas terá direito a eleger dois senadores. Um para a vaga de Aécio e outro para o de Zezé Perrella.

Um partido ou coligação até pode ofertar ao eleitor dois nomes, um para cada vaga. Porém, não é interessante para a legenda ter dois quadros. Dividiriam o financiamento e os eleitores. O mais interessante é apostar em um único candidato. 
Aécio teria mandado emissários conversar com Braga para dissuadí-lo da ideia. Mas, em vão. 

Outro tucano que declarou ter interesse na vaga é o deputado federal Bonifácio Andrada, que foi relator do processo contra Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Andrada não estaria tão irredutível quanto Braga. 
Antes da delação de Joesley Batista, Aécio era voz uníssona no PSDB mineiro. O que almejava, conseguia. Sem discussões internas. 

Em recentes pesquisas, encomendadas por partidos, aparece nas primeiras colocações com viabilidade eleitoral para a vaga de senador. Por isso, ao fim do processo pré-eleitoral, o PSDB deve lançar Aécio, como ele quer. Porém, o movimento interno mostra que o PSDB mineiro não é mais um nicho de uma liderança só, na tomada de decisões. Há divergências. 

Ciro Gomes
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) desembarca em Minas Gerais mais uma vez. Ele fará palestra sobre a situação econômica e política do país em Conceição do Mato Dentro. 

Codemig

Há cerca de 10 dias o economista Raul Velloso foi visto em Belo Horizonte almoçando em um restaurante tradicional da capital com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco. 

Castello Branco tem o resto do ano para viabilizar a abertura de capital da Codemig, estimada em R$ 3 bilhões. Analistas dizem que é improvável a abertura antes das eleições, por ser um procedimento complexo. 

Ipsemg
Funcionários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) anunciaram ontem greve a partir da próxima sexta-feira. Dentre as reivindicações, está o pagamento de ajuda de custo. Explicação: no ano passado o governador concedeu a medida a servidores do DEER, Fazenda e Meio Ambiente. Gerou ciumeira entre os demais. <EM>

Luto
Será enterrado hoje o corpo da ex-deputada e ex-prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen. Filiada ao PT, ela tinha 87 anos. No velório, compareceram diversas lideranças, como o governador Fernando Pimentel. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por