O Partido dos Trabalhadores (PT) deve registrar hoje a candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde segunda-feira, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão chegando ao Distrito Federal para manifestar apoio à candidatura de Lula. As rodovias do Distrito Federal registraram engarrafamentos, desde então, como reflexo do deslocamento de manifestantes.
Fim de prazo
Termina hoje o prazo para partidos e coligações apresentarem o pedido de registro das candidaturas nas eleições de outubro. A partir de amanhã, está liberada a campanha eleitoral nas ruas. O horário eleitoral na televisão e no rádio começa no dia 31 de agosto.
Modelo democrático
Durante seminário sobre os desafios contemporâneos da democracia e das eleições, realizado no Centro Universitário de Brasília (Uniceub), na última segunda-feira, em Brasília, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a democracia no Brasil não é o que cada um pensa, mas o que estabelece a legislação. A ministra ressaltou que nossa legitimidade é racional, explicando que a razão de ser legítima para o desempenho público é estar de acordo com a lei. “Portanto, a democracia no Brasil não é o que cada um pensa. Não temos 209 milhões de modelos democráticos, nós temos uma democracia constitucionalmente estabelecida”.
Democracia e eleições
Durante o seminário, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, disse que a urna é “o local próprio ao protesto” e conclamou os estudantes a compreenderem a responsabilidade na escolha “daqueles que dirigirão o país”.
Fake news
No seu último dia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do STF, Luiz Fux, também participou do seminário no Uniceub, quando falou sobre fake news (notícias falsas) e manipulação da opinião pública. Ele ressaltou a importância da imprensa profissional para esclarecer a população sobre informações falsas divulgadas como verdadeiras. Segundo o ministro Fux, eleições podem até ser anuladas por causa das fake news.
Liberdade de imprensa
Encerrando os debates no seminário sobre democracia e eleições, no Uniceub, David McCraw, professor da New York University e advogado do jornal americano The New York Times, também falou sobre fake news, liberdade de imprensa e acesso à informação. Durante a palestra, ele compartilhou algumas experiências na tomada de decisões em diversos casos de publicação de conteúdo de impacto no jornal The New York Times.