
Chegaram na manhã deste sábado (2) ao Brasil 140 kits de um medicamento doado pelo governo norte-americano para ajudar no tratamento das vítimas de um incêndio na boate Kiss, ocorrido no último domingo (27), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A Hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável) é indicado para o tratamento de intoxicação por cianeto – gás tóxico ao sistema respiratório.
O medicamento tinha sido solicitado pelos hospitais de Santa Maria e Porto Alegre ao Ministério da Saúde na quinta-feira (31) e será usado para tratar os sobreviventes da tragédia.
“Os 140 kits de Hidroxicobalamina foram pedidos de maneira preventiva para atender os pacientes que necessitarem e já como reserva para caso de necessidade. Qualquer ação ou esforço que for necessário para salvar vidas será feito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é de que a quantidade seja suficiente para anular os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo, mas a definição da dose a ser aplicada no paciente deve ser indicada pelo médico responsável.
*Com informações do Ministério da Saúde