Responsabilidade social e redução de custos nos estabelecimentos de Moc

Jornal O Norte
27/04/2010 às 09:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:27

Janaína Gonçalves


Repórter

Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo parte do que jogamos fora.

Em Montes Claros, várias ações neste sentido têm sido incentivadas, como lâmpadas com sensores, torneiras automáticas e sacolas biodegradáveis.

A palavra reciclagem foi introduzida no vocabulário internacional no final da década de 80, quando se constatou que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando. Desde então, o assunto tem ganhado espaço no mundo inteiro.

No Norte de Minas, a responsabilidade com o meio ambiente também têm mobilizado diversas entidades, dentre elas a rede de farmácias Minas Brasil, que substituiu todas as sacolas plásticas utilizadas pela empresa por outras 100% oxibiodegradáveis.

A iniciativa partiu da diretoria, que percebeu a importância de contribuir com a preservação da natureza.

- A substituição das sacolas será gradativa, uma vez que ainda tem em estoque quantidade de sacolas comuns para mais ou menos um mês. O volume de sacolas é grande, por isso achamos por bem praticarmos uma ação ecológica, mudando todo nosso conceito de sacolas fornecidas aos nossos clientes - afirma o diretor Lyntton Guedes, acrescentando que em média são fabricadas a cada 3 meses 400 mil sacolas em 6 tamanhos diferentes.

A rede passará a utilizar sacolas oxibiodegradáveis, que têm tempo de decomposição de 18 meses, enquanto as sacolas convencionais demoram cem anos para se decompor.   Segundo o Diretor Lyntton Guedes, o custo das sacolas oxibiodegradáveis é 16% maior do que das convencionais.

- Não há dúvida de que o investimento compensa, já que estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente - afirma o diretor, segundo o qual as novas sacolas ecológicas têm qualidade, comprovando a viabilidade do uso.

Conforme a gerente de comunicação e marketing Viviane Carvalho, as sacolas são fabricadas por uma empresa de Itabira que há anos trabalha com a drogaria. 

Alguns restaurantes também aderiram a iniciativas de consumo consciente, como o Franpiz, que atua há mais de 15 anos no mercado de alimentos e em janeiro de 2010 inaugurou mais uma unidade, a Franpiz Restaurante.

O restaurante conta com sensores nos banheiros que acendem e apagam na entrada e saída do cliente, torneiras automáticas, ar-condicionados que não liberam gases poluentes, luzes compactas em todos ambientes e reciclagem de todo material descartável.

Conforme a coordenadora de marketing Fabiana Carneiro, a economia fica em torno de 20 a 30 % , algo muito significativo para empresa quando se trata de soma anual.

- O resultado é positivo tanto na economia de valores como na redução de consumo de recursos naturais - diz.

Para a profissional, os empresários que não assumem uma postura de responsabilidade social se tornam ultrapassados e ficam sem credibilidade no mercado.

- A empresa não pode ser indiferente às questões sociais, porque o importante, hoje, é preservar. Basta ver as catástrofes naturais.

- Vale à pena investir em produtos e equipamentos que reduzem o consumo e não agridem a natureza - conclui.

O que é oxibiodegradável: É o produto (plástico) que passa por um processo com aditivos para acelerar a degradação, contando com auxílio do oxigênio, da temperatura e de processos naturais como vento e chuva. Este plástico aditivado não precisa de um ambiente biologicamente ativo. Mesmo estando em cima de uma árvore, por exemplo, irá se degradar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por