Reveillon 2018 no Pompeia Eventos

09/11/2018 às 05:11.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:45

Réveillon é substantivo masculino com origem no idioma francês usado para descrever uma festa de passagem de ano. Quanto à etimologia, réveillon tem origem no verbo francês réveiller, que significa “acordar” ou “reanimar” (em sentido figurado). Assim, réveillon é o despertar do novo ano. Inicialmente, esta palavra era usada para descrever uma refeição leve que era feita à noite, que impedia que as pessoas dormissem. Um pouco mais tarde, foi usado para qualificar a ceia de véspera de Natal. Apenas por volta do século 20 o termo réveillon passou a designar as celebrações do Ano Novo. As festas do Réveillon são uma grande atração turística em vários locais do mundo, com grandes espetáculos de fogos de artifício à meia-noite. Um Réveillon muito famoso é o que ocorre no Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana. Em Montes Claros, depois do grande sucesso do Réveillon Tropical do ano passado, Pablo e Juliana Rios (Sabor Mineiro) preparam mais uma edição da festa de despedidas do ano. Será no Pompeia Eventos, animado pelo Grupo Pagomoc, DJ e Cacau Carvalho. Os ingressos masculinos e femininos custarão R$ 150 (primeiro lote) com cardápio especial (entrada, salgados, comida de boteco, bebidas variadas, jantar, sobremesa e café da manhã). Tudo isso, em ambiente saudável e dos mais animados. Início às 22h e término às 5h.

Etiqueta
Na vida real, muita gente passa por um sufoco quando se vê diante de pratos difíceis de serem comidos com a ajuda dos talheres – como uma asa de frango, por exemplo. Quem conhece bem as regras de etiqueta não vai passar pelo vexame de ver a asa do frango voando para outra mesa, pois vai atacá-la da única maneira aceitável: com as mãos. Alguns pratos só podem, como devem, ser atacados desta maneira. Quer saber quais são? Tomem nota: frango à passarinho ou asa de frango assado; costelinha de porco; espiga de milho; qualquer fruto do mar que venha em concha ou em carcaças; e alcachofra.

Aprendendo
CRASE: Pão à Bolsonaro – O Jornal O Globo diz que virou moda hábito inusitado de Jair Bolsonaro. O presidente eleito adora pão com leite condensado. Padarias do Rio de Janeiro passaram a oferecer a iguaria. Sucesso! Ao anunciar o fato, o jornal escreveu: “O pão à Bolsonaro ganha adeptos”. Leitores estranharam a crase antes de nome masculino. Correto? Na frase, esconde-se uma expressão feminina: O pão à (moda de) Bolsonaro. Nota 10. Outros exemplos: Canta à (moda de) Roberto Carlos. Decora a casa à Luiz XV. Corta o cabelo à Neymar Jr.

Reflexão
Não jogue ao vento palavras que podem prejudicar alguém. Lembre-se que o vento sopra em várias direções, e uma hora ele volta pra te fazer uma visita.

FIGURAS E FATOS
Academia Montes-clarense de Letras
No próximo 13 deste mês, às 20h, na sede da AML no Centro Cultural Hermes de Paula, sessão solene de premiações do ano de 2018 quando serão agraciados as seguintes personalidades: Felicidade Patrocínio com o “Troféu Padre Murta”, como destaque cultural pelas suas incessantes e relevantes atividades em estímulo à leitura de obras literárias da cidade; Juvenal Caldeira Durães e Mary Lélis, com o “Troféu do Mérito Acadêmico Yvonne de Oliveira Silveira”, distinguidos pelos seus pares como os que mais se destacaram nas atividades da Academia em 2018. Trajes: social, para convidados; Fardão, para os Acadêmicos.
 
13° salário
Pelo terceiro ano consecutivo, ao menos 609 mil servidores estaduais (entre pessoal da ativa e aposentados) correm o risco de não receber o 13° salário até o fim do ano. O governo de Minas declarou que ainda não tem dinheiro em caixa para o pagamento dos funcionários, embora afirme estar tentando arrumar verbas para assumir o compromisso. De novo?
 
Curso técnico em vestuário
O Senai Modatec está lançando, de forma inédita, o curso técnico semipresencial em Vestuário, com objetivo de ter profissionais mais preparados e qualificados para a indústria, numa oferta na modalidade Educação a Distância (EAD), alcançando profissionais que tenham uma visão de gestão, processos e custos em várias regiões. Em Montes Claros, as aulas serão ministradas na escola do Senai local. Interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos e ter ensino médio em andamento ou concluído. Inscrições no site www.senaimg.com.br/ead/vestuario.
 
Gás de cozinha
A Petrobras anunciou um novo reajuste no preço de gás de cozinha comercializado em botijões de 13 quilos, usados em residências. Do jeito que a coisa anda, teremos que voltar ao tempo do fogão a lenha. De leve.
 
Chegada de Papai Noel
Neste sábado, 10 de novembro, às 18h30, a magia do Natal tomará conta do Montes Claros Shopping, com a chegada do Papai Noel no Estacionamento Norte. Desfiles, personagens de circo, bailarinas, noeletes, duendes e até mesmo Mamãe Noel e, evidentemente, a chegada do Bom Velhinho. Na oportunidade, lançamento oficial da decoração com a temática inédita “Circo do Noel”, minicarrossel e trenzinho, um trenó para tirar fotos e pista de patinação no gelo. O evento é gratuito.
 
Circo du Soleil em BH
Dez anos depois de sua estreia no Canadá, em 2009 – e depois de ser visto por 5 milhões de pessoas em diversos países –, “Ovo”, do Cirque Du Soleil, estreia em Belo Horizonte. O espetáculo será apresentado de 7 a 17 de março no ginásio do Mineirinho. Ingressos a partir do dia 29 deste mês. Imperdível!
 
Feira Internacional do Livro de Guadalajara
De 24 de novembro a 2 de dezembro será lançada, em Guadalajara (México), a antologia de autores brasileiros na Feira Internacional do Livro que contém crônicas de três membros da Academia Montes-clarense de Letras: Glorinha Mameluque, Karla Celene e Itamaury Teles de Oliveira. Na oportunidade, Itamaury lançará, em sessão de autógrafos, três livros de sua autoria: Urubu de Gravata, Doce Prejuízo e Balangador de Rede, que terão chance se serem traduzidos para outras línguas e integram o catálogo bilíngue (português e inglês) que será distribuído aos editores do mundo inteiro.
 
Enem: segunda etapa
Neste domingo estudantes vão enfrentar a segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respondendo questões relacionadas a ciências da natureza e matemática. Independentemente do desempenho no primeiro teste, a dica de especialistas é manter a confiança e o foco. É preciso respirar fundo e se preparar. Não tem como mudar o que já foi feito. Não é produtivo pensar, neste momento, no que já passou. Felicidades a todos!
 
Terminando
“Na dúvida, escolha o silêncio! Ele incomoda, irrita, chateia, não gasta a sua energia e ainda por cima preserva sua imagem”.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por