Roda de negócios e artesanato também são atrações na Fenics

Jornal O Norte
24/07/2007 às 18:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:10

Começa na próxima semana a Fenics - Feira nacional de indústria, comércio e serviços de Montes Claros. A estrutura já está sendo montada e os expositores estão se preparando para levar da melhor maneira possível seu produto a ser apresentado para os visitantes. No ano passado, a feira movimentou cerca de R$ 100 milhões, segundo Jamil Habib Curi, ex-presidente da ACI - Associação comercial, industrial e de serviços de Moc.

Em 2006, a roda de negócios e a de artesanato também foram atração. Só a roda de negócios, que teve a participação de 10 empresas âncoras e cerca de 60 fornecedores, rendeu cerca de R$ 3,8 milhões em negócios diretos, com expectativa de fechar muitas outras cifras nos meses que se seguiram, já que foram agendadas novas reuniões.

Segundo informações da assessoria do evento, neste ano estandes dos setores de saúde, vestuário, educação, alimentos, decoração, arte, música, transporte, beleza, moda, lazer, mídia, entre outros setores significantes para a economia de Montes Claros e região vão estar presentes.

Para Geraldo Drumond, presidente da ACI, esta é uma oportunidade de estimular as relações comerciais entre empresas, clientes e fornecedores de todo o Norte de Minas, pois a Fenics é a maior feira do interior do estado de Minas. Ele completa que o sucesso demais de uma década deve-se à confiança que a comunidade empresarial deposita na Aci e em suas iniciativas.

O resultado positivo da Fenics é confirmado cientificamente através de uma pesquisa descritiva realizada na edição anterior, com objetivo de mensurar a satisfação de expositores e visitantes do evento. A pesquisa aponta que 45% dos expositores participavam da Fenics pela segunda ou terceira vez e 26% participaram quatro vezes ou mais.

Cerca de 90% dos expositores disseram que o principal estímulo para participar do evento foi a oportunidade de divulgar a sua empresa, marca ou apresentar alguma novidade ao mercado, o que reforça o caráter de feira, de espaço empresarial de divulgação e exposição.

No último ano, a feira, que teve o caráter mais negocial, trouxe pequenos e micro-empresários que contribuíram para que a Fenics abandonasse o título de mostra de oportunidade para mostra de negócios. Esse foi um dos grandes ganhos, já que esse setor pode fazer contatos e negócios ao mesmo tempo. Só no estande da Aquidecor cerca de oito municípios representados por seus artesãos estiveram presentes e devem voltar esse ano, exatamente nos próximos dias 2 a 5 de agosto.

Geraldo Drumond, presidente da ACI, lembra que o diferencial desse ano foi a participação da Aquidecor. Com vias para despontar e se firmar no mercado, a decoração chamou a atenção por sua criatividade. A exemplo da casa cor em São Paulo, a Aquidecor mostrou que os norte-mineiros não perdem nem em gosto, nem em estilo para os profissionais das capitais. Os visitantes ficaram encantados com os espaços montados, seja o ambiente do quarto do casal, espaço do laser, os jardins, escritório, quarto de solteiro entre outros.

- A Aquidecor agregou um diferencial que contribuiu positivamente com feira, assim como a rodada de negócios coordenada pelo Sebrae. Cerca de 268 agendamentos foram feitos entre empresas e prestadores de serviço. Tudo o que esperávamos aconteceu. Um público de 80 mil pessoas visitou a Fenics e atingimos a meta de movimentar R$ 100 milhões, conclui. (A.I. ACI)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por