Safra de mamona não atinge meta de produção no Norte de Minas

Jornal O Norte
30/06/2009 às 10:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:03

Janaína Gonçalves


Repórter

Desde implantação da usina de Biodiesel em Montes Claros, os produtores rurais têm dito uma tarefa importante no setor de produção. A matéria-prima, através do plantio da mamona deu uma nova oportunidade de geração de renda, mas a 1ª safra que visava atender a usina não atingiu a meta desejada.

De acordo com o coordenador de assistência técnica do programa Biodiesel da Emater, Jader Murta, a primeira safra que começou no ano passado deve se estender ate setembro e já pode ser avaliada como baixa. – A produção foi aquém das expectativas, umas vez que o plantio aconteceu tarde, e faltou incentivo para a adubação - ressalta,

Para o coordenador, é preciso que haja apoio dos bancos junto à Petrobras e Epamig, para que aconteça a partir deste mês um processo de reestruturação, uma vez que a 2ª safra se inicia.

Ele explica que a média de produtores chegou a 4.000, sendo que  20% destes desistiram por medo e pela falta de recurso para investimento. – A meta desta 1ª safra era atingir 9.000 agricultores, mas confio que a próxima conseguiremos melhores resultados – revela.

Diante do receio dos produtores rurais do Norte de Minas, a produção que poderia chegar em 15.000 toneladas, foi de apenas 5.000 toneladas, uma queda de 33% na produção.

EXPECTATIVAS

Para Murta a expectativa para a próxima safra que inicia agora em junho e se estende ate julho de ano de 2010, é que chegue aos 16.000 produtores rurais, para isso já conta com apoiadores do investimento. -  É  preciso que aconteça uma mobilização maior para que atenda um número mais significativo de agricultores, através das orientações de como será o plantio, condições do solo, além das condições financeiras para viabilizar a produção e todo acompanhamento da colheita e por conseqüência avaliação da geração de renda deste agricultor – ressalta

Ele ressalta ainda que por ser a primeira experiência muitas dificuldades que houve nesta 1ª safra serão amenizadas, ou até mesmo modificadas para que consiga bater a meta desejada, para atender a Usina.

AGRICULTURA FAMILIAR

Conforme o secretario de Agricultura, Roberto Mauro Amaral, o grande desafio do setor  agrícola  tem sido conscientizar os produtores sobre o benefícios que esta interação entre industria e o campo  fornece em prol da geração de renda, e  a movimentação da economia na zona urbana.  - A agricultura familiar veio como ponto de partida em prol de melhorar as condições de desenvolvimento dos produtores, e com isso fazer dela uma peça importante para a gestão da região - aborda. 

O secretário acrescenta também que a oleaginosas veio para reforçar este desejo,  para tanto Montes Claros hoje persiste na função de dinamizar o cenário agrícola do Norte de  Minas, uma vez que com a implantação da usina, o desenvolvimento de curto a longo prazo começa a ser uma realidade para a movimentação da economia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por