Salão para chinês ver e mostrar

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
25/04/2015 às 11:08.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:46
 (WANG ZHAO/AFP)

(WANG ZHAO/AFP)

A China é o maior fabricante de veículos automotores do mundo, com uma produção de 23,7 milhões de unidades, em 2014, mais que o dobro do que é feito nos Estados Unidos, segundo a International Organization of Motor Vehicle Manufacturers (Oica), entidade que representa os fabricantes ao redor do globo. Diante desse cenário não há como a China ficar de fora do calendário das principais mostras automotivas e o Salão de Xangai é a prova disso.   Como era de se esperar, a feira que vai até o dia 29 de abril, apresentou uma enxurrada de novidades destinadas ao mercado local. Marcas como Geely, BAIC, JAC, Brilliance, Lifan, Chery e as divisões de fabricantes estrangeiros instaladas por lá. No entanto, a mostra também trouxe conceitos inéditos e lançamentos expressivos, que deverão ganhar outros mercados, inclusive o brasileiro, além de um mar de SUVs.   Um dos modelos com passaporte carimbado para o Brasil é o JAC T3. Trata-se de um hatch com estilo aventureiro nos moldes de Hyundai HB20X, Volkswagen CrossFox, dentre outros. De acordo com o representante da marca no Brasil, Sérgio Habib, o T3 chega por aqui no segundo semestre de 2016. Outro modelo que tem grandes chances de desembarcar por aqui é o utilitário-esportivo (SUV) Lifan X70.   Fiat OTTIMO CROSS       Os utilitários-esportivos e aventureiros estão com a bola toda na China. A Fiat apresentou o Ottimo Cross, versão com estilo fora-de-estrada do hatch de mesmo nome. Com suspensão elevada e faróis auxiliares em LED, o primo chinês do Bravo é equipado com motor turbo 1.4 litro com potências de 120 cv e 150 cv.      JAC T3: brasileiro?     A marca chinesa, apresentou seu hatch aventureiro, que poderá ser fabricado no Brasil, quando a planta baiana sair do papel. Além da perfumaria costumeira nesse tipo de automóvel, o T3 também tem carroceria diferente do atual J3, que é vendido no Brasil. Sob o capô, o modelo é equipado com motor 1.5 de 127 cv.     Zotye E200       O Smart ForTwo fez escola, como solução para automóveis de pequeno porte. Em Xangai, a Zotye apresentou o E200, que segue o mesmo conceito do carrinho alemão. No entanto, ele não oferece o mesmo vigor atlético do caçula da Mercedes-Benz. Sob capô traseiro ele esconde um motor de 24 cv que acelera até 80 km/h.   VW Gran Santana         Há pouco tempo, surgiu o rumor de que o sedã Santana poderia substituir o Polo Sedan (que descanse em paz), mas a Volkswagen negou. Agora, a filial chinesa da VW apresentou a perua Gran Santana. Na Europa, o modelo já é oferecido como Skoda Spaceback, e tem porte menor que o Golf Variant. A peruinha é equipada com motor turbo 1.4 de 140 cv, como no Golf.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por