Sandy perde força, mas ainda pode provocar enchentes

Folhapress
31/10/2012 às 15:07.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:45

SÃO PAULO - A tempestade Sandy continua a perder força nesta quarta-feira (31), em sua trajetória em direção ao norte dos Estados Unidos e o Canadá. No entanto, ainda pode provocar enchentes, ventos fortes e nevascas na costa leste americana. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), a tempestade continuava posicionada sobre o sudoeste do Estado da Pensilvânia por volta das 11 horas locais.
 
O fenômeno pode provocar temporais, ventos fortes e risco de inundação nos Grandes Lagos e no nordeste americano. Ainda foi mantido o alerta de nevascas no centro dos montes Apalaches.
O nível da água continuará alto na região da baía de Chesapeake e no rio Potomac, na região da capital Washignton, pelo menos até sexta. Em relação às nevascas, são esperados níveis altos de neve nas montanhas da Virgínia Ocidental até o oeste de Maryland e o sudoeste da Pensilvânia.

Efeitos

Apesar de ter diminuído, a tempestade Sandy ainda causa transtornos aos americanos. Cerca de 6 milhões de casas ainda estão sem energia hoje em 15 Estados e na capital Washington.
Segundo as companhias de energia, Nova Jersey é o Estado mais afetado, com mais de 2 milhões de clientes sem energia, seguido por Nova York, com 1,7 milhão.

Também são afetados os Estados de Maine, Vermont, Rhode Island, Massachusetts, Connecticut, Delaware, Pensilvânia, Ohio, Tennessee, Virgínia Ocidental, Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Kentucky e Illinois. Enquanto isso, Nova York enfrenta congestionamento pela falta do metrô e dos túneis rodoviários e ferroviários com os subúrbios vizinhos.

Segundo o prefeito Michael Bloomberg, a operação do trem metropolitano só será retomada no fim de semana. Os túneis foram inundados e ainda estão com água a 1,20 m de altura. O serviço de trens até Nova Jersey foi suspenso por dez dias.

Na cidade de Nova York, uma das mais afetadas pelas inundações, dois dos três aeroportos -John F. Kennedy e Newark- voltaram a funcionar, permitindo a saída de milhares de pessoas que tiveram que esperar a tempestade passar.

No entanto, o aeroporto de La Guardia, que teve a pista alagada, permanecerá fechado. Cerca de 19 mil voos foram cancelados desde domingo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por