Levantamento divulgado na última quarta-feira pelo IBGE revela que 1.933 municípios (34,7% do total) tiveram ocorrência de epidemias ou endemias provocadas pela falta de saneamento básico no ano passado. O IBGE investigou, junto às prefeituras, a ocorrência de endemias ou epidemias associadas ao saneamento básico em 2017 e, de acordo com o estudo, a doença mais citada pelas prefeituras foi a dengue. Outras doenças com grande incidência, provocadas pela falta de saneamento, foram a diarreia (23,1%) e verminoses (17,2%).
Mais prazo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu atender ao pedido da Polícia Federal e prorrogou por mais 15 dias o prazo para a conclusão do inquérito dos Portos. As investigações apuram suspeitas de recebimento de propina pelo presidente Michel Temer de empresas do setor portuário. O decreto aumentou o prazo dos contratos de concessão de áreas portuárias de 25 para 35 anos, podendo ser prorrogado até 70 anos.
Absolutamente confiáveis
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, disse que as urnas eletrônicas são absolutamente confiáveis. A magistrada afirmou que desde a implantação do equipamento, em 1996, não foi comprovado nenhum caso de fraude. Rosa Weber disse que as suspeitas sobre as urnas eletrônicas são descoladas da realidade.
Literatura de cordel
A literatura de cordel agora é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O título ao estilo, também conhecido como folheto ou literatura popular, foi concedido por unanimidade, na quarta-feira, pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em evento no Forte de Copacabana, na zona sul do Rio. Mais popular no Norte e Nordeste do país, o cordel é caracterizado por versos e rimas impressos em folhetos simples, acompanhados de ilustrações.
Sem Lula
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Banhos, determinou a suspensão da propaganda eleitoral do candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, em que são lidos trechos da chamada Carta de Lula ao Povo Brasileiro. Segundo o ministro, a campanha de Haddad desrespeitou a legislação eleitoral ao exibir, durante grande parte do programa eleitoral, a leitura da carta do ex-presidente Lula declarando apoio ao ex-prefeito de São Paulo.