Rio de Janeiro - Boletim médico divulgado às 18h deste sábado (10) afirma que o estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, não sofreu alterações ao longo do dia.
Seu quadro clínico ainda inspira cuidados, mas ele está lúcido e não necessita de aparelhos para respirar.
De acordo com o boletim, Niemeyer foi internado no dia 2 de novembro por causa de uma desidratação, mesmo motivo que o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital, o Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio.
Desta vez, ao ser hospitalizado, ele recebeu uma sonda gástrica, usada para alimentação. Nos dias posteriores, segundo o boletim, houve piora das funções renais.
Amanhã às 10h o médico Fernando Gjorup, que cuida do arquiteto, dará uma entrevista coletiva no auditório do hospital Samaritano a respeito do estado de saúde de seu paciente.
É a terceira vez que Niemeyer é internado neste ano. Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital por causa de uma desidratação. Recebeu alta no último dia 27.
Em maio, o arquiteto deu entrada com desidratação e pneumonia, com passagem pela UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.