O Complexo de Saúde do Barreiro, em construção desde 2013, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (22), em Belo Horizonte. A estrutura oferecerá atendimento médico, farmacêutico, odontológico e de reabilitação e atendera cerca de 700 pessoas por dia, segundo a prefeitura.
O prédio, localizado no Barreiro de Cima, abriga quatro núcleos de saúde para atender a população da regional e tinha entrega prevista para 2014. Além de agregar três centros de saúde já existentes na região, o espaço receberá também um Centro de Reabilitação (Creab), que deve passar a funcionar somente em 2019, com salas de terapia ocupacional, ortopedia e fisioterapia.
O Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas, que também fazem parte do complexo já operavam na comunidade, mas em locais separados, e com estrutura menor.
As obras estavam paralisadas desde 2015 e foram retomadas este ano. O investimento foi de R$ 13,7 milhões.
Em visita ao centro, o secretário de Saúde do município, Jackson Machado, afirmou que a estrutura dará mais qualidade ao atendimento de saúde para os moradores do Barreiro. "É um complexo muito grande, com diversos serviços prestados em uma condição absolutamente mais digna do que anteriormente".
Segundo o secretário, não haverá a construção de novos espaços de saúde municipais que não estavam em andamento. "Obras para o ano que vem só aquelas que já estavam paralisadas e serão retomadas", ressaltou. Entre os equipamentos previstos para 2018, estão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e o Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) Nordeste.
Medicamentos
Até a próxima semana, 95% do fornecimento de medicamentos e insumos nos centros de saúde da capital estará regularizado, conforme o secretário Jackson Machado. Em janeiro, o atendimento estava na casa dos 74%.
"Infelizmente não conseguimos bater os 100%, mas chegar a 95% é uma vitória que a gente comemora muito. Faltam poucos aspectos que são decorrentes de contratos que já foram vencidos e que ainda não foram renovados. Mas estamos nos esforçando para renová-los", destacou o representante da pasta.