No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em Minas Gerais, os transplantes têm sido cada vez mais raros. De acordo com dados da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), com base no número de cirurgias realizadas até agosto deste ano, os transplantes de órgãos e tecidos apresentaram queda de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Até agosto deste ano, foram realizados, no total, 1307 transplantes em todo o Estado. De janeiro a agosto do ano passado, o número de cirurgias foi de 1501.
No balanço geral do ano de 2015, 2185 transplantes foram realizados em Minas Gerais.
Ainda com base nas análises até o oitavo mês deste ano, 3085 mineiros estão na lista de espera por algum órgão no Estado. Em 2015, o número de pessoas que aguardavam um doador fechou em 3075.
Em entrevista ao jornal Hoje em Dia em julho deste ano, o diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado, demonstrou preocupação com a queda no número de doações. “Há um aumento da recusa familiar, que é feita muitas vezes por tabus religiosos, medo de mutilação do corpo e desconhecimento de que o diagnóstico de morte encefálica, necessário para a doação, é seguro e irreversível”, afirmou.