Saúde

Especialista fala sobre lesão no cóccix, condição que já afetou a cantora Adele

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
06/09/2022 às 19:20.
Atualizado em 06/09/2022 às 19:23

Em entrevista para a edição de setembro da revista americana Elle, a cantora Adele, de 34 anos, lembrou da lesão que sofreu na base da coluna, mais especificamente na região do cóccix, quando caiu no banheiro após se assustar com uma brincadeira feita pelo filho Angelo Adkins, em 2021. Esse problema, segundo a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (Trauma), parece simples mas requer paciência na recuperação.

O cóccix é a pontinha da coluna vertebral e, de acordo com o ortopedista e traumatologista Vincenzo Giordano Neto, presidente da Trauma, impactos nessa área são “bem chatinhos”, podendo até resultar em fraturas que acabam subdiagnosticadas e deixam de ser tratadas. Cerca de 60% das fraturas no cóccix passam despercebidas pelos especialistas, revelou o médico.

Vincenzo afirmou que as mulheres são as principais vítimas desse tipo de fratura por terem a pelve mais larga. “Há casos em que é possível ter algum tipo de fratura durante o parto, já que o cóccix é um osso localizado na região próxima ao canal do parto”, disse. Ele lembra ainda que idosos também têm maior risco de lesão ao caírem, em função da idade, já que os ossos são mais fracos e a massa muscular é reduzida.

O tratamento para fraturas no cóccix, de acordo com o presidente da Trauma, é lento e requer muita paciência. “O paciente precisará ficar de repouso e evitar atividades muito intensas. A única medida é controlar a dor até que o osso cure totalmente, com anti-inflamatórios e analgésicos. Esse tipo de lesão pode demorar até um ano para normalizar”, explicou Vincenzo Giordano Neto.

A dica do especialista é que, ao sofrer uma queda que, aparentemente não causou nenhum dano, caso as dores na região do cóccix persistam e atrapalhem as tarefas cotidianas, busque atendimento médico.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por