Foram realizadas as primeiras cirurgias robóticas com o uso do equipamento de última geração robô "Da Vinci", no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro (HCMR), em Montes Claros, no Norte de Minas. A tecnologia permite procedimentos minimamente invasivos para os pacientes.
As primeiras cirurgias foram de próstata. De acordo com a diretora do HCMR, Luciana Santana, o desafio agora é treinar mais profissionais para ampliar os procedimentos na unidade de saúde que é referência na região. “Em breve estaremos fazendo muito mais, diariamente. A nossa segunda sala de cirurgia robótica estará pronta e vai nos permitir ampliar o número de cirurgias e de especialidades”, afirmou.
O Mário Ribeiro é o primeiro hospital da região e um dos únicos em território mineiro a ofertar a cirurgia robótica com o equipamento - já em operação nos Estados Unidos desde 1999. No Brasil, o "Da Vinci" chegou em 2008. Atualmente, são aproximadamente 100 equipamentos no país.
O aparelho é controlado por inteligência humana. O cirurgião, por meio de um console, consegue visão em três dimensões e com alta definição. São três componentes principais: o "Carro do Paciente", que executa os movimentos com os braços robóticos; o "Carro de Visão", que transmite a imagem da cirurgia para a equipe; e o "Console do Cirurgião", uma mesa de controle na qual o médico opera os instrumentos.
Médico, professor e fundador do hospital, Ruy Muniz também destacou os avanços da nova tecnologia disponibilizada no Mário Ribeiro. “Sem dúvida estamos entrando para a história da medicina de Montes Claros, do Norte de Minas e do Brasil. O sonho não é somente fazer cirurgia robótica para quem pode pagar. Nosso sonho é muito maior, é fazer cirurgia robótica para todos que precisarem. Vamos fazer aqui cirurgias robóticas também pelo SUS”.
* com informações de Leonardo Queiroz, do jornal O Norte
Leia mais: