Outubro Rosa

Mário Penna e PBH vão disponibilizar 4 mil mamografias gratuitas em outubro

Mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
26/09/2024 às 11:11.
Atualizado em 26/09/2024 às 11:23
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

O Instituto Mário Penna, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Belo Horizonte, dá início às ações de outubro, mês de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, com a realização de 4 mil mamografias gratuitas. A iniciativa, que integra a campanha Outubro Rosa Mário Penna, visa assistir mulheres residentes na capital e tem como objetivo principal atender à demanda reprimida no Sistema Único de Saúde (SUS).

A mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, e estudos demonstram que, quando diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura podem alcançar impressionantes 95%. Neste ano, o processo de marcação será realizado pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, que irá direcionar as mulheres que aguardam o agendamento do exame.

As mulheres interessadas devem procurar o centro de saúde mais próximo e de sua referência para obter informações e agendar o encaminhamento para a realização do exame no Hospital Luxemburgo. 

Além das mamografias gratuitas oferecidas pelo SUS, às mulheres que possuem plano da Unimed, na faixa etária de 50 a 69 anos, e ainda não realizaram o exame nos últimos dois anos, também poderão se beneficiar. Para isso, é necessário acessar o sistema da Unimed, retirar a guia autorizada até o dia 31 de dezembro e agendar o exame pelo telefone 3349-1212. A mamografia poderá ser realizada no Núcleo de Excelência em Saúde - NEXS, no bairro Santa Efigênia. 

Outubro Rosa Mário Penna 

Com o tema “Seu corpo te ama. Ame de volta”, o Outubro Rosa Mário Penna deste ano destaca que o corpo humano é um grande aliado na manutenção da saúde e merece cuidado e atenção. Para abrir a campanha, no dia 1º de outubro, a partir das 19h, o grupo Entrelaçadas, composto por pacientes com câncer de mama da instituição, realizará o tradicional Desfile do Outubro Rosa, que, pela primeira vez, acontece no Mercado de Origem. 
O desfile traz luz às “Mineiridades” e celebra a parceria entre a maior instituição de Minas Gerais no combate ao câncer e o maior circuito de turismo e gastronomia do estado. 

O mês de outubro contará, ainda, com diversas ações realizadas pela instituição que reforçam a prevenção do câncer. O Instituto Mário Penna é a maior referência do estado em atendimentos oncológicos da saúde pública. Apenas de julho de 2023 a julho de 2024 foram mais de 8.685 atendimentos relacionados a câncer de mama, mais de 817 cirurgias e mais de 12.487 mamografias. Há 53 anos, a instituição preza pela ampliação da mensagem de prevenção e diagnóstico precoce.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por