Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O neuropsicólogo Cláudio Vieira de Lima, coordenador do curso de Psicologia das Faculdades Promove, explica que o TEA pode se manifestar em três níveis. Eles são definidos pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1 (suporte leve), nível 2 (moderado) e nível 3 (elevado).
O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.
Cláudio Lima reforça que o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é importante para informar a população e ajudar no enfrentamento ao preconceito. Saiba mais sobre a data e as políticas públicas existentes no Brasil no vídeo abaixo.
* Com informações da Agência Brasil
Leia mais: