Segurança alimentar é tema do programa Semeando

Jornal O Norte
20/06/2007 às 11:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:07

Cerca de 19 municípios


do Norte de Minas


e Vale do Jequitinhonha


participam do programa

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Depois de ter a água como tema, o programa Semeando agora discute a segurança alimentar. Conforme informações da assessoria de imprensa do Senar Minas - Serviço nacional de aprendizagem rural, a capacitação de multiplicadores do Semeando já foi encerrada.

O Consea - Conselho nacional de segurança alimentar tem trabalhado com afinco para defender a causa da alimentação e da nutrição. Inclusive realizará a III conferência nacional de segurança alimentar e nutricional em Fortaleza, Ceará para discutir o tema.

A Conferência é considerada o evento de maior expressão nacional e internacional no que diz respeito à segurança alimentar.




(foto: Manoel Freitas)

Nos quatro dias de encontro, duas mil pessoas, entre representantes de órgãos públicos, entidades, conselhos, organizações da sociedade, além de delegações internacionais debaterão diversos temas relacionados à alimentação e à nutrição. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e pelo MDS - ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Mas voltando a falar do Semeando, o objetivo da capacitação é fazer com que os participantes se tornem multiplicadores, levando o programa para ser desenvolvido nas escolas. O curso é oferecido sem custo pelo Senar e as escolas participantes recebem material pedagógico, para que possam desenvolver as ações. Os melhores trabalhos recebem premiação.

Em Grão Mogol o curso de capacitação foi ministrado nessa segunda-feira no Sindicato dos trabalhadores rurais. Além de Grão Mogol, participaram os municípios de Botumirim, Cristália e Josenópolis. Ontem foi a vez das escolas de Taiobeiras, Ninheira, Berizal, Curral de Dentro, São João do Paraíso se especializarem.

Hoje educadores de Salinas, Santa Cruz de Salinas, Fruta de Leite, Padre Carvalho e Novo Horizonte participam do treinamento. Nestes cinco municípios, participam quase 10 mil e 700 alunos do programa Semeando.

E no último dia de capacitação, o curso será realizado na Casa da Cultura em Rio Pardo de Minas, que também abrange os municípios de Indaiabira, Montezuma, Santo Antônio do Retiro e Vargem Grande do Rio Pardo.

O Semeando tem como parceiros, neste ano: Sebrae Minas-Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Crediminas - Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais e Bunge. Apóiam o programa as Secretarias Estaduais de Agricultura, Educação e Meio Ambiente, Prefeituras e Sindicatos Rurais.

SEMEANDO

O programa é uma iniciativa pioneira da FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que pretende proporcionar às crianças e educadores uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

O programa também visa que a agropecuária, quando bem conduzida, oferece ótimas condições de vida, alimentando a humanidade e ao mesmo tempo protegendo o meio ambiente, do qual é estreitamente dependente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por