Seis meninos são resgatados e deixam caverna na Tailândia

Agência France Presse
08/07/2018 às 09:56.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:17
 (LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP)

(LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP)

A difícil operação de resgate de 12 meninos e do técnico de futebol deles, presos em uma caverna inundada da Tailândia há 15 dias, começou neste domingo (8), quando seis garotos foram retirados do local.

De acordo com o balanço mais recente dos socorristas, seis meninos, cada um guiado na caverna inundada por dois mergulhadores profissionais, conseguiram sair. 

Eles foram transportados primeiro por ambulâncias depois por helicópteros para o hospital Chiang Rai. 

"Hoje é um grande dia. Os meninos estão preparados para enfrentar todos os desafios", declarou Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise, em entrevista coletiva.

"Sairão um por um. Isto vai durar dois ou três dias", afirmou Chalongchai Chaiyakorn, outro integrante da célula de crise.

Operação

A operação avança de modo mais rápido do que previsto, com várias horas de vantagem em relação ao horário indicado inicialmente. O segundo grupo poderia deixar a caverna ainda durante a madrugada.

Nenhuma imagem do resgate foi liberada à imprensa.

A operação tem a participação de "13 especialistas de nível mundial, procedentes de países com experiência em espeleologia que seguem para o local onde estão os jovens", disse Ossottanakorn ao anunciar a missão.

As autoridades anunciaram durante a semana que um mergulhador experiente precisava de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local em que estavam os meninos e o técnico: seis de ida e cinco para a volta, graças à ajuda da corrente. 

As autoridades instalaram barreiras de metal para impedir a aproximação dos repórteres e permitir que os socorristas trabalhem em a presença de câmeras. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por