Seleção feminina faz história e conquista bronze inédito

Do Portal HD
27/10/2012 às 20:13.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:37
 (Divulgação/CBJ)

(Divulgação/CBJ)

O judô feminino brasileiro voltou a fazer história neste sábado (27), em Salvador, no Campeonato Mundial por Equipes. A seleção conquistou a inédita medalha de bronze no evento, ao vencer na disputa do terceiro lugar a Mongólia por 5 lutas a 0, com vitórias de Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Rafaela Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+70kg). O Japão ficou com a medalha de ouro ao vencer na final a China por 3 a 2. O Mundial por Equipes continua neste domingo, 28, com a disputa do masculino. O Brasil está de bye e espera o vencedor de Rússia e Ucrânia.

A conquista inédita veio embalada por um grito de guerra criado na noite de sexta-feira por Érika Miranda, Ketleyn Quadros e Maria Portela. “O que nos temos? Raça. O que queremos? Vitória. O que nos somos? Guerreiras”.  Maria Portela, conhecida por sua garra, explicou o tamanho da importância da medalha.

“O grupo trabalhou bastante e conquistar mais esta medalha inédita para o Brasil mostra que estamos no caminho certo”, diz Maria Portela, titular da categoria até 70kg nas Olimpíadas de Londres 2012. A campeã olímpica Sarah Menezes participou da primeira rodada do Mundial, quando o Brasil bateu o México.

“Estou muito feliz e completamente sem voz”, diz Sarah Menezes, que virou torcedora de luxo nos outros três confrontos do Brasil no torneio. “Tentávamos há muitos anos esta medalha por equipes e agora, finalmente, conseguimos. E o melhor, dentro do Brasil”, completa.

Rafaela Silva marcou o ponto que deu a vitória e garantiu a medalha de bronze para seleção feminina. A carioca titular olímpica lutou na categoria até 63kg.

“É muito bom fazer um ponto como esse, que foi histórico. A equipe queria muito esta medalha e entramos com tudo para cima da Mongólia. Nunca é fácil superar uma derrota como a que sofremos para o Japão nas quartas-de-final, mas, o espírito de grupo falou mais alto e conseguimos reverter a situação e conquistar o bronze”, afirma Rafaela.

A seleção brasileira feminina de judô começou o Mundial por Equipes arrasando o México por 5 a 0, com vitórias de Sarah Menezes (52kg), Flávia Gomes (57kg), Rafaela Silva (63kg), Nádia Merli (70kg) e Rochele Nunes (+70kg). Pelas quartas-de-final, o Brasil fez um duelo de tirar o fôlego com o Japão, mas, acabou superado por 3 a 2. Érika Miranda (52kg) e Maria Portela (70kg) garantiram os pontos verde-amarelos. O time brasileiro mal teve tempo de lamentar a derrota para as japonesas e precisou se recompor para o confronto contra a Turquia, pela repescagem e crucial para manter vivo o sonho da medalha de bronze. Vitória por 3 a 2, com pontos marcados por Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg) e Maria Portela (70kg).

“Este é um grupo que merece uma medalha como esta no currículo. Já fazia muito tempo que a seleção feminina chegava próximo, mas não subia no pódio. É uma geração talentosa e conseguimos retribuir o carinho da torcida com uma medalha”, afirma Ney Wilson.

A seleção feminina medalha de bronze no Mundial por Equipes 2012 foi formada por Sarah Menezes (52kg), Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Flávia Gomes (57kg), Rafaela Silva (63kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Nádia Merli (70kg), Maria Suelen Altheman (+70kg) e Rochele Nunes (+70kg).

RESULTADO FINAL CAMPEONATO MUNDIAL POR EQUIPES 2012

1º - JAPÃO

2º - CHINA

3º - BRASIL

3º - CUBA

5º - MONGÓLIA

5º - RÚSSIA

7º - CORÉIA DO SUL

7º - TURQUIA

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por