Sem alarde, PM desmobiliza operação

Adriana Ferraz e Artur Rodrigues
01/08/2012 às 10:21.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:01

Sem anúncio oficial, e antes de tomar conhecimento da decisão judicial, a Polícia Militar reduziu o efetivo deslocado para reforçar a segurança e coibir o tráfico de drogas na cracolândia. Iniciada em 3 de janeiro, com cem PMs, a ação foi ampliada depois de uma semana. Passou a ter 287 policiais, mas hoje, de acordo com informações da corporação, tem apenas 70 homens nas ruas - a redução é de 75%.

A reportagem do Estado circulou ontem pelas principais vias da cracolândia. Entre 12h e 14h, viu somente dez policiais na região, em quatro bases fixas, e nenhum agente social. Nesse mesmo horário, cerca de cem viciados tomavam a Rua Dino Bueno, entre a Rua Helvétia e a Alameda Glete. Parte deles fumava crack a cerca de 200 metros de uma das bases da PM. Outros comercializavam a droga, bem na frente de uma unidade de rede de restaurantes Bom Prato, do governo estadual.

Em outro ponto conhecido de consumo, a Rua Apa, a reportagem flagrou mais uma concentração de dependentes consumindo drogas. Policiais militares marcavam presença na rua vizinha, sem abordar usuários nem possíveis traficantes.

Quase sete meses após o início da operação, no entanto, a sensação de segurança é maior na região. Apesar da alta concentração de usuários na Rua Dino Bueno, por exemplo, ainda é possível atravessá-la de carro ou mesmo a pé.

No entorno, as vias seguem mais limpas - desde janeiro, funcionários da Prefeitura lavam calçadas para impedir a fixação de dependentes na região.

Ontem, um caminhão fazia a limpeza nas proximidades da Sala São Paulo, na Luz. Segundo o balanço oficial, 2.250 toneladas de lixo já foram recolhidas.

Nos últimos meses, a maioria dos viciados passou a se concentrar na Rua dos Gusmões, próximo da esquina com a Alameda Barão de Limeira. À noite, centenas deles fecham as ruas, fazendo com que quem passa de carro tenha de dar meia-volta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por