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No alto de seus sete anos de mercado, o que é muito para uma geração de automóvel na Europa, o Audi Q5, que andava ofuscado pelos irmãos Q3 e Q7, ganhou um tapinha na versão diesel do apimentado SQ5, que será apresentada no Salão de Frankfurt, que abre suas portas na segunda quinzena deste mês.
As mudanças visuais são minimalistas e se concentram na substituição de elementos cromados por outros em tom preto, que condizem melhor com a proposta esportiva do utilitário-esportivo (SUV). Mas é debaixo do capo que escondem as novidades.
O motor biturbo TDI V6 3.0 teve sua potência elevada para 344 cv, contra 318 cv da versão de 2013. São 26 cv que podem não alterar o drasticamente a performance do jipinho, mas o ganho de torque foi de quase 50%, saltando de 50 mkgf para brutais 70 mkgf.
Com isso, o esportivo ficou mais arisco, com arrancadas mais fortes e mais bravo que o encapetado RS Q3. Para acelerar de 0 a 100 km/h, ele precisa de apenas 5.1 segundos.
Uma marca impressionante para um SUV, que por uma questão de essência não tem um coeficiente aerodinâmico que privilegia vencer o ar com tamanha facilidade. Para completar, seu consumo é de 15 km/l.