Seminário da Adenor reúne empresários de Montes Claros

Jornal O Norte
07/07/2010 às 09:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:32

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE 

A Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais realiza o sétimo seminário microrregional em Montes Claros. O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial – ACI -, nos dias 9 e 10 de julho. Montes Claros é uma das cidades representantes de cada microrregião do Norte de Minas e de suma importância para a definição do diagnóstico da macrorregião norte-mineira.

A micro de Montes Claros é composta dos seguintes municípios: Brasília de Minas, Campo Azul, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Glaucilândia, Ibiracatu, Japonvar, Juramento, Lontra, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Patis, Ponto Chique, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Ubaí, Varzelândia e Verdelândia.

São esperados representantes do setor público e do setor privado dessas cidades para instalar os conselhos regionais da ADENOR e validar seu Planejamento Estratégico. “Nosso objetivo é fortalecer as parcerias institucionais com a Agência e fomentar a integração e o reconhecimento da identidade do Norte de Minas pelas Microrregiões”, explica Geraldo Drumond, presidente. “Instituições, representantes de cada região, empresários, lideranças regionais, enfim, todos devem participar destes Seminários a fim de estarem efetivamente envolvidos nesta análise”.

De acordo com a programação, no dia 9 de julho, de 19:30 às 21:30, haverá a apresentação da ADENOR e instalação do Conselho Microrregional provisório; seguido de coquetel. No dia 10 de julho, de 8:30 às 13:30, os participantes conhecerão o Planejamento Estratégico ADENOR; para em seguida, ajudarem no resgate do diagnóstico microrregional, com a escolha de potencialidades que serão foco do trabalho da ADENOR na microrregião. A escolha de ações prioritárias servirão para direcionamento das ações junto às potencialidades escolhidas.

JANAÚBA

Nos dias 02 e 03, aconteceu o Seminário em Janaúba, com a participação de representantes da classe empresarial, Sindicato Rural, ACIJAN, ADESEG, empresariado local, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal e Credigerais. O grupo elencou como potencialidades que deverão ser focadas pela ADENOR: exploração do minério, fruticultura, pecuária e agronegócio.

De acordo com Aloysio Vieira, consultor da ADENOR, “entre as prioridades apontadas, a promoção da integração entre as entidades técnicas e representativas de classe da microrregião com reforço à cooperação; a qualificação da mão-de-obra operacional e dos gestores; a disseminação do Programa Pró-Genética para melhoria da pecuária microrregional e incentivo à otimização da área produtiva; a instalação de um fórum permanente de discussão e acompanhamento da questão da exploração sustentável do minério de ferro na microrregião (Rio Pardo e Riacho dos Machados); e a industrialização: criação de condições infraestruturais para a instalação de unidades produtivas e incentivo à instalação de agroindústrias”.

O Conselho Microrregional de Janaúba foi instalado com a seguinte composição: Felipe Warken (ADESEG), Rafael Campos Magalhães (Sec. Agronegócios); Marcio Nonnenmacher (Banco do Brasil); Gentil Lopes de Oliveira Júnior (Serratur); Marlene Rodrigues Mendes (Pref. Verdelândia); Eleonardo Soares Santos (Sindicato Rural Janaúba).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por