Senar beneficia moradores de Monte Azul

Jornal O Norte
08/04/2009 às 10:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:55

Nascida na zona rural, Lucilene Pereira da Silva de 23 anos de idade, mora em Monte Azul no Norte de Minas, um dos municípios onde, todos os anos, a seca castiga as comunidades rurais. Desde os 10 anos, ela trabalhava como doméstica para ajudar em casa. Segundo ela, sofria muito, pois o serviço era muito pesado para uma menina da sua idade. Trabalhou mais de 3 anos em uma casa, onde ganhava apenas R$ 30,00  por mês. Mas, no ano de 2004, sua vida começou a mudar.

Conforme Lucilene, neste ano, recebeu um convite para fazer um curso de corte e costura, em um projeto realizado pela prefeitura local, onde ficou por mais de 6 meses aprendendo a traçar moldes, pois não tinham máquinas para costurar. - Quando as máquinas chegaram e comecei a aprender a costurar, não me sentia totalmente segura para sair e procurar um emprego de costureira. Até que um dia, o mobilizador do Senar Minas, estava cadastrando pessoas para um curso de corte e costura e ela se candidatou a uma das vagas. Conforme a mesma, ao concluir o curso, se sentiu mais segura para ir a luta, em busca de um emprego melhor.

- Uma empresária gostou do meu serviço e chamou-me para um teste, e graças a Deus e ao curso do Senar Minas passei no teste e fui contratada ganhando um salário mínimo. Fiquei muito feliz, pois passei de empregada doméstica para costureira. Tenho orgulho de dizer, que hoje tenho uma profissão, junto ao Senar Minas aprendi a trabalhar – diz.

Mas, segundo Lucilene, não ficou só nisto, além do curso de corte e costura, fez também o curso de confecção de Peças Íntimas, Enxovais e aprendeu a costurar em máquina industrial. Disse que a cada curso que faz, se especializa mais e seus serviços são mais valorizados e procurados.  - Tenho orgulho de cada um dos Certificados que conquistei nos cursos do Senar Minas, pois além de me proporcionar melhor condição financeira, aprendi a trabalhar em grupo, a cooperar com meu semelhante, a me vestir melhor e até a minha auto-estima cresceu – conta.

Ainda segundo Lucilene Pereira, gosta de contar sua experiência para as pessoas, pois se sente uma pessoa realizada e feliz, bem diferente do que era há cinco anos.  - Falo para todo mundo, que é muito bom fazer os cursos do Senar Minas. Você não perde nada, ao contrário, só tem a ganhar, não tenho inveja de ninguém que cursou a faculdade, pois faço o que amo, a costura - conclui. (Da Ascom Senar Montes Claros)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por