Sistema reduz risco de moscas-das-frutas

Jornal O Norte
09/09/2008 às 10:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:43

O comércio de frutas e vegetais poderá contar com um sistema internacional de práticas para minimizar os riscos de introdução da mosca-das-frutas. A proposta foi feita durante a reunião do Painel Técnico de Moscas-das-Frutas, da CIPV- Convenção Internacional de Proteção dos Vegetais, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que terminou na última sexta-feira, em Viena (Áustria). As moscas são uma das principais barreiras à exportação.

O sistema resultará em menos riscos para consumidores e importadores em relação à presença de larvas das moscas nos frutos, que muitas vezes nem existem no país comprador. O sistema atuará de três formas: na produção e na colheita, na pós-colheita e durante a chegada e distribuição das frutas ao consumidor.

Segundo o diretor de Programa da Área Vegetal, da DAS- secretaria de Defesa Agropecuária, Odilson Ribeiro, que representou o Mapa- ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no evento, o sistema terá várias vantagens. - Ele proporcionará o aumento da produção e qualidade das frutas, promoverá o uso de práticas ambientais corretas, desenvolverá a estrutura fitossanitária, trará sustentabilidade ao sistema de proteção de frutas e será viável para atingir o nível de proteção exigido pelos países importadores do produto, afirmou. 

O encontro foi coordenado pelo Brasil e reuniu representantes de nove países das sete regiões da FAO, além de membros da AIEA- Agência Internacional de Energia Atômica, que, segundo Ribeiro, desenvolve metodologias para o controle de pragas por meio de irradiação. - É uma das aplicações pacíficas da energia nuclear, completou.

A proposta deverá ser transformada em NIMF- Norma Internacional de Medida Fitossanitária, após análise do documento pelo Comitê de Normas, também coordenado pelo Brasil, e pela Comissão de Medidas Fitossanitárias, ambos da CIPV, da qual fazem parte 170 países. A aprovação final está prevista para o primeiro semestre de 2010. (Da Ascom/MAPA)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por