Sobe para 232 o número de mortos em explosão de mina na Turquia

Folhapress
Publicado em 14/05/2014 às 12:57.Atualizado em 18/11/2021 às 02:35.
 (ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
(ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

 

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira (14) que subiu para 232 o número de mortos em um acidente, nessa terça (13), em uma mina do oeste do país. Erdogan fez o anúncio aos jornalistas em Soma, cidade do acidente, segundo o canal de notícias CNN-Türk. 
 
No total, 787 operários trabalhavam na mina no momento da explosão, na tarde de ontem, e centenas permanecem retidos no local, revelou o ministro Taner Yildiz, acrescentando que 80 mineiros resgatados estão feridos, incluindo quatro em estado grave. O acidente teve início com um incêndio, seguido de uma explosão em uma unidade de distribuição de eletricidade. 
 
A explosão, que teria sido causada por uma falha elétrica, aconteceu a cerca de 200 metros de profundidade, mas a uma distância de dois quilômetros a partir da entrada da mina, enquanto os mineiros presos estão entre um e dois quilômetros do lugar da detonação. 
 
Durante toda a noite, as equipes de socorristas retiraram feridos a conta-gotas, a maioria com graves dificuldades respiratórias. Os bombeiros tentaram bombear ar para as galerias da mina para os mineiros presos. Uma fumaça espessa dificulta o avanço das equipes. 
 
Os mineiros teriam máscaras de oxigênio à disposição, mas não se sabe por quanto tempo podem sobreviver nessas condições, de acordo com a imprensa local. A mina pertence a uma empresa privada que emprega 6.500 trabalhadores em Soma, uma cidade com amplas jazidas de carvão na província de Manisa, na Turquia ocidental. 
 
Em um comunicado, a companhia Soma Komur considerou o episódio um "acidente trágico" e lamentou que, "infelizmente, alguns dos nossos empregados perderam a vida nesse acidente". 
 
"O acidente aconteceu apesar de um máximo de medidas de segurança e de inspeções, mas conseguimos intervir rapidamente", garantiu a empresa. O Ministério turco do Trabalho e da Segurança Social anunciou que a mina foi inspecionada pela última vez em 17 de março e que aplica as normas em vigor. 
 
O distrito de Soma, que tem cerca de 100.000 habitantes, é um dos principais centros de extração de lignito (carvão fóssil), a principal atividade da região. As explosões em minas de carvão são comuns na Turquia, principalmente no setor privado, que, em muitos casos, não respeita as regras de segurança. O acidente mais grave aconteceu em 1992, quando 263 mineiros perderam a vida em uma explosão de gás na mina de Zonguldak. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por