Sorvetes típicos do cerrado refrescam o calor e esquentam o bolso de empresários

Jornal O Norte
07/12/2009 às 08:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:19

Janaína Gonçalves


Repórter

Resgatar a identidade norte mineira e os frutos típicos da região. Esta é uma das características da sorveteria Gosto do Cerrado, de Montes Claros.

Ao todo são 72 sabores, destes 52 são do cerrado, bem como o pequi, panã, jaca, araçá, coquinho azedo, buriti, umbu, cajá, abóbora com coco, manga, dentre outros.

De acordo como o proprietário Luciano Magalhães, a idéia surgiu em 2008.

 - Foram 8 meses de planejamento e pesquisa de mercado, para a conclusão do projeto.




As amigas Paula Veloso Oliveira e Anne Ribeiro Magalhães aproveitam o clima da sorveteria para conversar.

Para ele, o maior bioma nacional do cerrado é o Norte de Minas. – Todas as frutas vêm de agricultores e agricultoras da região,  ou seja, fazemos uma troca de empreendimento desde a colheita, com o apoio destes fornecedores, até a comercialização do sorvete, relata.

O ambiente decorado é um detalhe a parte para quem passa pelo local. Segundo a funcionária dos correios, Silvana Iraídes Gonzaga Damasceno, a sorveteria é um ponto de encontro para família.

- Toda semana temos que passar por aqui e apreciar os diversos sabores de sorvete, como o de Pitanga e Cajá - explica.

E para que acha que as frutíferas nativas, só atraem adultos e a  3ª idade se enganou,  a criançada estão cada vez mais adeptas. A turminha de meninas aproveita a noite para se divertir comendo. – São cinco sabores que não resisto ao chegar aqui, jabuticaba, banana caramelada, palha italiana e flocos, relata Ester Ribeiro Magalhães, de sete anos.

Maria Clara de Gonzaga Damasceno, também de sete anos, acrescenta que, - o sabor de melancia com chocolate é irresistível.

Anne Ribeiro e Paula Veloso, de 10 anos, disse que o sorvete é bom, porque é diferenciado de outras sorveterias.

- Canela, cravo são uns dos sabores que mais gosto - revela Paula.

Conforme Magalhães, além de entreter com os clientes, fornece Milk Shake, sorvete com Zero Lactose e diet.

- Servimos vários pratos especiais, bem como cremes de açaí com banana e granola, Petit Gateau (bolinho de chocolate com sorvete de creme), Ula Ula, mineirinho e saladas. E salienta ainda, toda a fabricação é feita pela esposa, Dayana Ribeiro e pelo cunhado Márcio Ribeiro.

Ele comenta que, toda semente retirada das frutas, são direcionados para o plantio na Bacia do Verde Grande.

- A cestinha que onde serve o sorvete, é triturada para ser transformada em placa isolante de telhados, ou seja, trabalho com um serviço ecologicamente correto, finaliza.

Dados do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, o cerrado, bioma típico da zona tropical, é uma formação savânica que ocupa, aproximadamente, 2,0 milhões de km2 e correspondem a 23,1% do território brasileiro, compreendendo o sul do Mato Grosso, os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, o oeste da Bahia e o Distrito Federal. Estende-se  ainda para fora do Brasil Central, em ilhas , como no sul do Maranhão, norte do Piauí, Rondônia e em um quinto do estado de São Paulo. Em Minas Gerais, ocupa  mais de 50% do território.

Apesar das limitações impostas ao crescimento e ao desenvolvimento das plantas pelo regime de chuvas e pelas características do solo, o cerrado apresenta surpreendente variabilidade de espécies.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por