Startups serão apoiadas por Telefónica e Inatel

Raul Mariano - Hoje em Dia
21/02/2016 às 09:36.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:30

Empreendedores do setor tecnológico de Minas terão oportunidade de receber até R$ 200 mil para financiarem e desenvolverem seus projetos no segundo semestre de 2016.

O Telefónica Open Future, braço do grupo Telefónica relacionado à inovação, anunciou na semana passada a formação de parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para desenvolver um crowdworking em Minas Gerais.

Na prática, o projeto vai criar um novo espaço em Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado, para impulsionar o talento local voltado para tecnologia e incentivar jovens com vocação empreendedora a colocar em prática suas ideias.

Com a parceria, a Telefónica irá garantir infraestrutura de espaço, suporte técnico e mentoria de forma gratuita para que, caso o projeto avance, possa continuar a ser apoiado pela Wayra, aceleradora de startups da Telefónica, onde poderá receber financiamento.

A estruturação do espaço contará com a colaboração da Ericsson para apoiar as startups em seu período de maturação, buscando impulsionar o desenvolvimento de soluções digitais na área de internet das coisas e redes, entre outras.

“Vamos ajudar o empreendedor a encontrar o caminho. Em media, cada projeto que passar pela seleção receberá R$ 200 mil de investimento em escritório e materiais”, explica o gerente da Telefónica Open Future Brasil, Renato Valente.

Apostas

A diretora do Telefónica Open Future, Ana Segurado, explica que uma das metas do programa para 2016 é colaborar com parceiros públicos e privados que queiram apoiar e impulsionar a inovação tecnológica e o empreendedorismo em todas as suas etapas.

“Os espaços de crowdworking contribuirão para que o talento permaneça no país e reverta em favor da economia local, contribuindo para a geração de empregos”, afirma.

O vice-presidente de Estratégia e Planejamento Corporativo da Telefónica Vivo, Alejandro Contreras, ressalta que no Brasil há um grande ânimo empreendedor. “Mais de 35% da população do Brasil empreende, muito acima dos 20% dos Estados Unidos. O grande salto qualitativo dos profissionais, em termos de formação e experiência devido à melhora econômica dos últimos anos, é um atrativo que não se pode deixar de aproveitar”.

Vale da eletrônica

O ecossistema de empreendedorismo e inovação de Santa Rita do Sapucaí, com mais de 150 empresas de base tecnológica, fizeram a cidade ficar conhecida como o Vale da Eletrônica de Minas Gerais.

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, explica que “o novo espaço permitirá ao instituto fortalecer os seus programas acadêmicos, criando novas oportunidades de desenvolvimento dos talentos de seus alunos, e contribuirá decisivamente para o incremento da inovação nos nossos programas de incubação de empresas e projetos da instituição”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por