Subaru WRX STI: o retorno do "Trovão Azul" japonês

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
21/01/2014 às 07:00.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:29

(Subaru)

Fabricantes alemães têm recebido aplausos por seus motores turbo de pequenas dimensões e alta performance, mas no Japão o “downsizing” é uma realidade há mais de 20 anos. Esse know-how é reafirmado com o novíssimo Subaru WRX STI, que perdeu o nome Impreza, mas preserva um dos conjuntos mecânicos mais legais já construídos sobre a base de um sedã médio e a indefectível pintura azul metálico.

O Impreza WRX chegou ao mercado em 1992, mas ficou famoso depois que o saudoso piloto escocês Colin McRae conquistou o Mundial de Rali (WRC), em 1995. Apesar de ter abandonado o nome, o WRX STI recorre ao mesmo monobloco do Impreza, mas com novos faróis, capô, para-choques e para-lamas, além de receber reforços estruturais para não retorcer em condições extremas.

Sob o capô, que evidencia a índole do sedã graças à enorme entrada do resfriador de ar, ronca um motor turbo boxer (cilindros opostos) 2.5 litros de 305 cv e torque de 40 mkgf, que são distribuídos para as quatro rodas em uma proporção de 40% para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro.

No entanto, o controle eletrônico de tração Multi-Mode Driver Controlled Center Differential (DCCD), que conta com três programas de distribuição de carga, pode alterar o fornecimento de força para as rodas, dependendo das condições de rodagem. Na seção traseira, o repartimento de força é feito por um diferencial Torsen.

Definitivamente, esse Subaru não foi feito para quem gosta de passear sem esforço. Tanto que não há opção de transmissão automática, somente câmbio manual de seis marchas, com engates curtíssimos, que mais parecem uma manete de videogame.

O conjunto de suspensão independente tem calibragem mais firme, que torna o sedã mais estável, mas também duro como um porrete.

No entanto, nem tudo é brutalidade dentro do WRX STI. O modelo vem equipado com sistema de áudio Harman Kardon, bancos revestidos em couro, dentre outras firulas para quando não se está testando a força centrífuga.

A edição de lançamento, limitada em 1.000 unidades, chega com elementos tradicionais, como rodas BBS douradas e pintura azul WR Blue. Ainda não se sabe se a série especial será oferecida por aqui. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por