Sujeira se espalha pela cidade em período de campanha eleitoral

Milson Veloso - Do Hoje em Dia
05/08/2012 às 10:04.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:10

(Cristiano Couto/Arquivo Hoje em Dia)

Basta se aproximar o período das eleições que as cidades passam a ter um novo aspecto, nada agradável ou bonito. A criatividade das equipes que trabalham nas campanhas políticas parece se esbarrar na capacidade de manter as ruas limpas.
 
São “santinhos”, panfletos, cavaletes, nomes espalhados pelos muros em letras garrafais e carros de som com músicas que tentam deixar marcado na cabeça do eleitor o nome de determinado candidato. Tudo isso acaba aumentando a poluição, tanto visual quanto sonora, em quase todos os municípios.
 
Em Belo Horizonte, a situação não é muito diferente. As propagandas – em alguns casos de forma irregular - já começam a surgir pela cidade, trazendo sujeira e incomodando a população. O empresário Márcio Souto, 45 anos, é um dos incomodados com o problema e deixa uma dica. “Os políticos deveriam ter outras formas de divulgação. Já os eleitores têm que ficar de olho na hora de votar, para escolher quem é mais limpo, a começar pelo visual”, sugere.
 
O Portal HD foi às ruas para saber o que os eleitores pensam sobre a sujeira provocada pelas divulgações das campanhas. Em algo todos eles concordam: além de ser prejudicial para as cidades, o lixo também atrapalha a imagem dos próprios políticos. Ouça a reportagem abaixo e confira as opiniões de mais pessoas a respeito deste tema:

 

Maus exemplos
 
Pelo menos 818 candidatos já foram multados neste ano em Minas Gerais. Eles infringiram a legislação no
que corresponde à propaganda irregular. Apenas na capital mineira, foram 283 casos registrados pelo
Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Contudo, os números incluem todas as outras infrações, pois o TRE não contabiliza separadamente as multas relacionadas à poluição.
 
Na última semana de julho e primeira de agosto, alguns desses exemplos de sujeira e irregularidade foram flagrados pelo Tribunal. Na avenida Antônio Carlos, região Nordeste da capital mineira, cartazes do candidato André Alves (PHS) foram colocados em um posto de combustível abandonado às margens da via. O político foi notificado, mas não retirou o material. De acordo como TRE, os casos envolvendo o André Alves são recorrentes.
 
 

 

Cartazes espalhados por construção na região Nordeste de Belo Horizonte (Foto: Flávio Tavares)

 

A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público, que vai avaliar e pode multá-lo pelas irregularidades. No dia 7 de julho, o Jornal Hoje em Dia havia encontrado um cartaz dele na avenida José Cândido da Silveira. O Portal HD entrou em contato com a assessoria do político, mas não obteve um posicionamento a respeito das denúncias.

Em outro caso, desta vez no começo da avenida Cristiano Machado, na mesma região, uma placa de 12 metros dava visibilidade à campanha de Sálvio Almeida (PT do B). Esse tipo de divulgação é considerada ilegal pela Justiça Eleitoral.
 
Mais um registro de sujeira das eleições foi encontrado na rua Gonçalves Dias, onde um cartaz do candidato a vereador Dr. Nilton (PSB) cobria parte de uma construção. Os políticos foram notificados pelo Tribunal e já providenciaram a retirada das publicidades.
 
Situações como essas se repetem diariamente, apesar da orientação e fiscalização feitas pelo TRE. A área central de Belo Horizonte e as avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos são as localidades que registram mais problemas, segundo a instituição.


Disputa quase limpa
 
Até o momento, nenhum dos candidatos que estão na disputa pela prefeitura da cidade teve problemas de destaque com a poluição. No PT, que tem Patrus Ananias concorrendo à PBH, segundo a assessoria do partido, existe uma orientação muito clara, em todos os municípios, para que os candidatos cuidem bem do material e evitem de jogar nas ruas.
 
Na coligação do prefeito Marcio Lacerda (PSB), a regra é a mesma. "A legislação aprimorou muito nos últimos anos em relação à limpeza. A atitude das campanhas também segue a diretriz da sustentabilidade, de forma limpa", informa o presidente estadual do PSDB e coordenador da campanha em Belo Horizonte, Marcus Pestana.
 

Sujeira não é legal
 
Os esforços para manter as cidades limpas são muitos, mas mesmo assim alguns políticos insistem em agir de forma errada. Na tentativa de orientar candidatos e eleitores sobre o que é permitido durante o período eleitoral, o TRE lançou uma campanha, intitulada "Sujeira Não é Legal".
 
Além de trazer informações a respeito do que pode ser feito para colaborar com a limpeza dos municípios, a iniciativa também alerta os cidadãos para que sejam mais conscientes no momento de eleger seus governantes, escolhendo aqueles que têm um histórico “limpo” na justiça, sem envolvimento em corrupção e outras fraudes. Por meio do http://www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br/, o TER deixa ainda dicas para a prestação de contas das campanhas.
 
O presidente da Comissão de Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, explica que as irregularidades são passíveis de punições. O candidato que descumprir as regras pode ser multado em até R$ 30 mil.

Veja na entrevista abaixo, com Luiz Carlos de Azevedo, outras informações sobre as proibições, quais são os erros mais comuns, além de como você, enquanto eleitor, pode colaborar para manter as ruas e os gabinetes da administração pública mais “limpos”.


 

 
Outro movimento, desta vez criado por internautas, tenta convencer os eleitores a não votarem nos
políticos que sujam as ruas. Intitulada "Quem suja agora, vai sujar depois", a ação acontece no
https://www.facebook.com/quemsujaagora, https://twitter.com/quemsujaagora e http://www.youtube.com/user/quemsujaagora?feature=watch.

 
Conheça as regras

Como as leis mudam a cada eleição, muitos eleitores e até mesmo os candidatos acabam ficando
na dúvida sobre o que é ilegal durante a campanha. http://www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br/regras-do-jogo.html a legislação completa relacionada ao tema.(function() { var po = document.createElement("script"); po.type = "text/javascript"; po.async = true; po.src = "http://d15mj6e6qmt1na.cloudfront.net/assets/embed.js"; var s = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por