Policiais civis do distrito Federal fizeram uma manifestação na tarde desta quinta-feira, em frente ao Palácio do Planalto, em protesto contra o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB). Com faixas, cartazes e autofalante, agentes pediram investimentos na segurança pública do Distrito Federal. O ato aconteceu no mesmo momento em que o chefe do Executivo local e outros governadores se reuniam com o presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro da Segurança Pública, Raul Jugmann. Os servidores levaram um boneco inflável para representar o governador e pediram que a segurança pública do Distrito Federal seja integrada ao Ministério da Segurança Pública.
Sem segurança
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu suspender as visitas a pacientes internados e restringir o acesso as portarias de hospitais da rede pública, devido à greve de vigilantes. A paralisação por tempo indeterminado foi decidida na noite de quarta-feira, durante assembleia. O Sindicato dos vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF), que representa cerca de 20 mil trabalhadores na capital, afirmou que a greve afetou o funcionamento de 98% das agências bancárias da cidade, faz com que hospitais atendam apenas serviços considerados essenciais. Além desses setores, outros órgãos estão com 70% do efetivo afetado. A categoria reivindica reajuste de 7% dos salários, aumento do ticket alimentação e manutenção das cláusulas sociais, como seguro de vida e plano de saúde.
Aposentadoria
O INSS começou nesta quinta-feira a segunda etapa do pente-fino nos benefícios pagos. Já foram agendadas 85 mil perícias, sendo 43 mil referentes a auxílios-doença e 42 mil a aposentadorias por invalidez. O objetivo do governo federal com a medida é eliminar pagamentos a pessoas que não têm direito a receber benefício. Até o fim deste ano, devem ser feitas cerca de um milhão e duzentas mil avaliações. Se o cidadão não agendar a perícia, o benefício será suspenso até regularizar a situação.
Leilão
O juiz federal Sérgio Moro marcou para o dia 26 de abril o leilão de quatro imóveis do ex-ministro José Dirceu, avaliados em mais de R$ 11 milhões. De acordo com o juiz, os bens constituem diretamente produto de crime praticados pelo ex-ministro ou foram adquiridos com esses valores.
Segundo o edital, os lances poderão ser ofertados pela internet. Caso os imóveis não sejam arrematados na data marcada, haverá um novo leilão onde o valor mínimo para lance será de 80% sobre a avaliação judicial no dia 4 de maio. Os lances poderão ser feitos somente pela internet.
Imposto de Renda
A Receita Federal começou a receber as declarações do Imposto de Renda 2018 nesta quinta-feira. O programa gerador já pode ser baixado no site da Receita. A expectativa do órgão é de receber quase 29 milhões de declarações neste ano. Deve declarar neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017.