(Wellington Pedro)
As tarifas para aqueles que utilizam o Gás Natural Veicular ficarão mais baixas a partir deste mês em Minas Gerais. A baixa é reflexo da queda no preço do barril de petróleo e a maior estabilidade da cotação do dólar, impactando diretamente no preço produto fornecido pela Petrobras e distribuído pela Gasmig.
A expectativa é que essa diminuição nos custos seja repassada ao consumidor final, que deverá perceber os descontos nos diversos postos revendedores, já a partir desse último domingo, com valores até 2,17% mais baixos.
O coordenador de GNV da Gasmig, Welder Souza, ressalta que, nas atuais condições, o gás natural torna-se ainda mais competitivo em relação à gasolina e ao etanol, que passaram por aumentos após a mudança de alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais.
“Continuamos na contramão da energia elétrica, da gasolina, do etanol e do óleo diesel e isso reforça a opção do gás natural como alternativa energética econômica e aliada das iniciativas sustentáveis, por sua baixa emissão de poluentes. A economia para o usuário do GNV já ultrapassa 55%”, ressalta Souza. Atualmente, cerca de 30 mil consumidores utilizam o GNV no estado. Para que a conversão do veículos seja feita, é necessário entrar em contato com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para retirar uma autorização, em seguida levar o veículo até uma das convertedoras homologadas pelo Inmetro.
O investimento para aquisição do serviço, de cerca de R$ 3.500,00, pode ser recuperado nos primeiros 15 mil quilômetros rodados. “Para quem roda uma média de 5 mil quilômetros por mês - caso dos taxistas, frotistas e representantes comerciais, por exemplo -, o investimento é pago em apenas 3 meses”, destaca Welder Souza.
Os descontos também atingirão outros consumidores atendidos pela Gasmig, como residências indústrias e pequenos comércios.