Técnicos acreditam na revitalização do Rio Verde Grande

Jornal O Norte
02/07/2009 às 09:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:03

Em reunião na manhã desta terça-feira, na Fiemg em Montes Claros, técnicos da ANA- Agência Nacional de Águas  e da empresa Ecoplan, responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos, apresentaram à CTC-Câmara Técnica Consultiva, formada por membros do Comitê da Bacia, o resultado de mais uma etapa do trabalho de levantamento que vem sendo feito na elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Verde Grande. De acordo com eles, o rio tem uma demanda de água maior que a oferta e com qualidade prejudicada, principalmente por causa das descargas de esgoto. - Apenas 9% do esgoto lançado na bacia são tratados, observou José Luiz Gomes Zoby, especialista em recursos hídricos da ANA.

Sidney Agra, coordenador técnico do Plano, informou que o trabalho está com um ritmo bom, tendo recebido contribuições para melhorar a base de informações sobre a bacia.

-Temos recebido boas informações de quem conhece os problemas no dia-a-dia - observou.

- A gente sabe como resolver os principais problemas, que são a escassez de água e a baixa qualidade. Isso passa pelo tratamento do esgoto e pela regularização de vazão. Vamos discutir melhor as regras de operação dos distritos de irrigação, e pode que ser sejam propostos novos barramentos ao longo do rio - diz.

Agra acrescentou também que é preciso a modernização dos sistemas de irrigação, substituindo os processos que utilizam sulcos e valas por equipamentos de gotejamento.

O técnico da ANA, José Luiz Zoby, por sua vez, disse que o plano está dentro do cronograma de execução previsto, sendo que no próximo dia 30 de julho deve ser apresentado o diagnóstico completo da bacia. 

- Nosso papel não é buscar os culpados pela situação do rio e seus afluentes, mas buscar soluções e quem são os atores para realizar estas soluções.

Entre as medidas a serem executadas ele mencionou a recuperação das matas ciliares, que existe em poucos trechos. E isto, conforme Zoby, vai depender de parcerias com órgãos como Emater e prefeituras.

Os técnicos sobrevoaram a região e constataram que as áreas irrigadas se concentram próximas às barragens, ficando evidente a força deste setor na economia da bacia. O plano vai agora avaliar a exploração das águas subterrâneas. O trabalho deve ser concluído até dezembro. -O plano começa quando termina, disse José Luiz Zoby, esclarecendo que é a partir daí que é que se vai saber com clareza o que precisa ser feito para transformar a realidade do Verde Grande.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por