Técnicos avaliam resultados de visita à Argentina junto ao Idene

Jornal O Norte
25/11/2009 às 08:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:17

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE

Metodologias sociais e uso diferenciado da tecnologia podem unir Brasil e Argentina em ações para o desenvolvimento do Norte de Minas. A Sedvan - Secretaria de estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas e o Idene-Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais participaram, junto com a Adenor - Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas, de uma missão tecnológica à Argentina, com o objetivo de conhecer as tecnologias utilizadas naquele país, e firmar um acordo de cooperação técnica para aplicá-las na região.

(DIVULGAÇÃO)





Edson Couto em visita ao núcleo de desenvolvimento


de confecção de uniformes escolares
.

- Tivemos a oportunidade de visitar as instalações do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina e conhecemos o trabalho de inserção e participação das comunidades carentes nas tecnologias desenvolvidas pelo Instituto, principal atividade realizada por eles - diz Edson Couto, diretor do Idene no Norte de Minas.

A comitiva brasileira na missão contou com 17 membros, dirigentes de entidades como a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, Unimontes, Rotary Clube, da Prefeitura Municipal de Montes Claros, faculdades Santo Agostinho e Funorte, Hospital Haroldo Tourinho, etc. A missão visitou várias unidades de desenvolvimento de projetos do INTI, como a que trabalha com produtos lácteos, confecção de roupas, produção de pães e de alimentos, onde a tecnologia empregada na produção é repassada para comunidades carentes, que, posteriormente, vão utilizá-las para geração de emprego e renda.

- Também conhecemos a tecnologia empregada em laticínios; na curtição de couros, principalmente de ovinos e caprinos; no processamento de carnes, presuntos e outros cortes da culinária argentina, ressaltou Edson Couto, que acredita que a experiência pode auxiliar também na execução dos programas e projetos do sistema Sedvan/Idene, como o Leite Pela Vida e Ovinocaprinocultura.

Como resultado da missão, um grupo do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial  virá ao Brasil para uma reunião com os secretários de Estado ligados às áreas temáticas de atuação do Instituto, por exemplo saúde e tecnologia, além da secretária da Sedvan, Elbe Brandão. - Podemos fazer um intercâmbio de metodologias, para trazer alguns projetos desenvolvidos na Argentina para o Norte de Minas e porque não replicar o nosso trabalho lá, afirma a secretária. A data da visita ainda não foi definida.

Durante a missão, foi assinado um Protocolo de Intenções para a elaboração de alguns projetos para o Norte de Minas, como por exemplo, a construção de um abatedouro em Montes Claros. Os recursos para o desenvolvimento desses projetos deverão ser feitos via Mercosul. (Idene/sedvan)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por