Temporada 2013 da MotoGP terá sistema de punição por pontos

Gazeta Press
20/12/2012 às 21:38.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:52

A próxima temporada da MotoGP Vai trazer uma grande mudança no regulamento da categoria. A partir de 2013, um sistema de penalização por pontos será introduzido na competição, conforme anunciou nesta quinta-feira (20) a Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

O objetivo da nova regra é coibir atitudes antidesportivas por parte dos pilotos, principalmente nas categorias menores, a Moto2 e a Moto3.

De acordo com a entidade que comanda o motociclismo mundial, o sistema de penalização será aplicado de acordo com um determinado número de pontos obtido na temporada. Assim, a medida se assemelha bastante ao sistema de acúmulo de pontos na carteira de motorista, utilizado em diversos países ao redor do mundo para multar os condutores.

Em 2013, qualquer piloto que somar quatro pontos na tabela importa pela FIM vai começar a corrida seguinte no fundo do grid de largada. Caso some sete, vai largar do pit-lane e, caso acumule dez, o competidor fica suspenso por uma prova. Depois de atingir a marca de dez unidades, a pontuação é zerada.

Segundo comunicado da FIM divulgado no site oficial da MotoGP "foi reconhecida a necessidade de abordar o problema dos pilotos que estão constantemente sendo avisados, ou punidos, por colocarem em perigo outros pilotos ou por cometerem outras infrações sérias, como ataques a comissários, ou outros fiscais. Para resolver este problema, foi aprovado novo sistema de Pontos de Punição".

A temporada 2013 da MotoGP terá seu início no dia 7 de abril, no circuito de Losail, em Doha, no Catar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por