(Divulgação)
Um dos campos de testes mais severos do automobilismo é o Campeonato Mundial de Rali (WRC). E uma peculiaridade da modalidade é que de tempos em tempos uma marca descobre o “caminho das pedras” com um projeto bem-sucedido e domina a competição várias temporadas. Se, hoje, Volkswagen e Hyundai se engalfinham pela soberania da categoria, entre meados da década de 1980 e o início dos anos 1990 a briga era entre Lancia e Toyota. Entre 1990 e 1994, o Toyota Celica GT-Four conquistou quatro títulos de pilotos, dois deles foi com o espanhol Carlos Sainz.
Em 1982 a Toyota preparou o Celica Twin Cam Turbo para correr no Grupo B do WRC, que era a divisão suicida da categoria, com carros com até 500 cv voando em pistas estreitas e não raramente despencando em barrancos ou se despedaçando em algum obstáculo. Até 1986 a marca conseguiu seis vitórias mesmo sem o auxílio da tração nas quatro rodas, que viria na geração seguinte.
GT-Four
O Celica GT-Four foi o divisor de águas da Toyota no mundial de rali. Lançado em 1986, a geração ST-165 só estreou na temporada de 1988. A Toyota escalou o finlandês Juha Kankkunen, que já tinha corrido pela marca em 1985.
A versão de rua do cupê era equipada com motor turbo 2.0 de 190 cv e 24 mkgf de torque, associado a uma caixa manual de cinco marchas. Mas seu destaque era a tração integral, que se mostrava tão eficiente quando o sistema Quattro da Audi e capaz de peitar o impiedoso Lancia Delta.
Pódio
A primeira vitória do GT-Four ocorreu na etapa australiana de 1989, com Kankkunen, que terminou o ano em terceiro lugar. E no ano seguinte, foi a vez de Carlos Sainz faturar o campeonato. Com quatro vitórias, nos ralis de Acrópoles, Nova Zelândia, Finlândia e Grã-Bretanha, finalmente a Toyota desbancava a Lancia, que em 1991 daria o troco com o tricampeonato do finlandês, mesmo com Sainz ganhando cinco das 14 etapas do WRC.
Em 1992, já na geração ST-185, o espanhol chegou ao bicampeonato com quatro vitórias. Naquela época, o Celica GT-Four era o principal garoto-propaganda da Toyota e teve edição especial para a Europa, a CS Limited Edition, com as iniciais do espanhol.
O GT-Four deu a Juha Kankkunen seu quarto título no mundial em 1993 e ao francês Didier Auriol, no ano seguinte. Em 1995, a Toyota fazia a estreia da geração ST-205, que se manteve na competição até 1998 ao lado do feioso Corola WRC.
Legado
Nos 10 anos que esteve no WRC, o Celica GT-Four conquistou 38 ralis e algumas séries comemorativas para uso urbano, lançadas nos mercados europeu, japonês e australiano.
A rivalidade entre o Celica e o Lancia Delta era tão acirrada, que em 1994 a Sega lançou para fliperamas o game “Sega Rally” em que os dois carros disputavam provas contra o relógio.