Track and Field

10/02/2017 às 18:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:50

No exterior, especialmente em países de língua inglesa, o atletismo como conhecemos no Brasil é denominado como “Track and Field”. Em uma simples tradução para o português, ficaria como “Pista e Campo”, isso devido ao fato de o atletismo abranger provas de pista, as corridas, como já citamos na coluna anterior, e provas de campo.

As provas de campo são divididas em saltos (verticais e horizontais) no qual enfatizam o trabalho de membros inferiores e lançamentos/arremesso, onde o trabalho principal é feito com os membros superiores. Existem 4 saltos (altura, vara, distância, triplo), 3 lançamentos (martelo, disco, dardo) e 1 arremesso (peso). É interessante observar como a física está presente de uma forma simples e clara nas provas do atletismo. Um exemplo é a aplicação dos princípios da lei de “Lançamento oblíquo”. O lançamento oblíquo ocorre quando um objeto inicia seu movimento formando um determinado ângulo com a horizontal, simultaneamente o objeto executa um movimento na vertical subindo e descendo e também se desloca horizontalmente. Sendo assim, é possível calcular através de equações de segundo grau a altura e a distância alcançada pelo objeto.

Trazendo para a prática do atletismo, como os lançamentos e o arremesso irão respeitar os princípios do Lançamento oblíquo, os atletas necessitam prestar atenção em cada detalhe da execução do gesto esportivo, pois o mesmo afetará diretamente no resultado final alcançando. Outro fato curioso é a distinção de lançamentos e do arremesso. Consideramos lançamentos quando o objeto sai de trás da linha do ombro e é projetado para frente, e arremesso quando o objeto é empurrado para frente e não passa por trás da linha do ombro. Com essa informação, podemos concluir que no futebol o correto seria falar lançamento lateral, e não arremesso lateral como muito é dito.

Concluindo essa primeira coluna sobre as provas de campo, vamos agora acompanhar um pouco sobre os acontecimentos do atletismo mundial. Está ocorrendo na Europa a temporada Indoor (que ocorre em pistas cobertas ovais com 200 m de comprimento) o “IAAF World Indoor Tour”. A temporada conta com a presença de grandes nomes do atletismo mundial, inclusive do nosso solitário herói do salto com vara, Thiago Braz. Thiago, juntamente com vários outros grandes atletas, realizou este ano seu período de base no tradicional centro de treinamento em Spala, na Polônia. Ele abriu esta temporada já com um promissor salto de 5,86 m, perdendo apenas para o polonês Piotr Lisek que saltou 6,00 m. 

Escrevendo esta coluna antes da próxima competição do mundial Indoor que ocorre dia 10 na Polônia, ficamos na expectativa de ver Thiago saltar mais que 6,00 como fez na Olimpíada do Rio e obter a liderança da temporada, vencendo a competição! E você leitor, já conferiu o resultado dessa emocionante disputa entre Thiago e Piotr Lisek?

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por