Transportadora de grãos chega ao Norte de Minas

Jornal O Norte
24/04/2009 às 09:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:57

Janaína Gonçalves


Repórter

O Norte de Minas contará ainda neste mês com a uma nova transportadora “TransAlves”, de São Paulo, que será responsável pela colheita de grãos de mamona de girassol, destinada à produção da Usina de Biodiesel em Montes Claros. De acordo com o gerente comercial da empresa, Alexandre Carvalho, a proposta é atender a cinco cidades do Norte de Minas, com a captação da produção de grãos. – Foi firmado o contrato junto a Petrobrás e temos a intenção de trabalhar em conjunto com os produtores rurais, no período de safra -  explica.

(foto: XU MEDEIROS)


Alexandre Carvalho acredita nas potencialidades


agrícolas do Norte de Minas
.

A equipe contará ainda com 10 funcionários, e um engenheiro agrônomo da empresa. – Cerca de 200 empregos diretos e indiretos serão gerados na região norte mineira.

Para ajudar no manejo destes grãos, cerca de 10 a 15 carretas chegam a Montes Claros, ainda neste mês, e será instalada, na nova sede no Bairro Distrito Industrial.

A proposta da nova empresa, além de geração de empregos é dinamizar o mercado rural e incentivar a produção agrícola nos municípios. – Outros projetos de incentivo para desenvolvimento da cidade, já estão sendo estudados pela empresa, e serão implantadas em breve - diz.

RENDA

Com a dinamização e investimento do setor agrícola no Norte de Minas, cerca de 20 mil agricultores familiares da região terão a oportunidade de aumentar a renda na safra 2009/2010, com o plantio de oleaginosas (principalmente mamona e girassol), para a produção de biodiesel.

A Emater- MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, estima que 40 mil hectares sejam ocupados com a cultura na próxima safra, em 106 municípios, situados principalmente no Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de parte da região Noroeste.

A Emater é uma das parceiras da Petrobras Biocombustíveis na implantação da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, inaugurada no início de março  em Montes Claros.

Conforme o gerente da Emater de Montes Claros, Ricardo Demichele, os contratos firmados entre a Petrobras e os agricultores têm duração de cinco anos e incluem a garantia de preço mínimo negociado antecipadamente com as associações e cooperativas, além do fornecimento de sementes e transporte da safra.

Além de incentivar a organização dos produtores e efetuar os cadastros, a empresa oferece assistência técnica para o plantio e manejo das culturas. Dentro da estratégia de incentivo à adesão aos programas, estão sendo organizados dias de campo nas 47 unidades demonstrativas implantadas na região.

Além disso, a empresa tem proposto aos municípios, uma capacitação conhecida com o  “o dia do campo”, onde os mesmos recebem informações sobre o manejo da cultura da mamona e do girassol, custos de produção e alternativas de uso das oleaginosas.

O convênio com a  Petrobras, chegou a 7 mil toneladas de mamona em 5,8 mil hectares e a 848 toneladas de sementes de girassol (em 700 hectares).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por