Três ataques a bomba matam 17 civis no Afeganistão

AFP
Publicado em 31/10/2012 às 15:13.Atualizado em 21/11/2021 às 17:45.

 

CABUL - Pelo menos 11 civis, incluindo sete mulheres e três crianças, morreram nesta quarta-feira (31) no Afeganistão nas explosões de três bombas em uma estrada da na província de Helmand, no sul do Afeganistão.
 
Este é um dos dias mais sangrentos do ano para os civis no Afeganistão, país confrontado com a rebelião dos talibãs, cujo objetivo é derrubar o governo do presidente Hamid Karzai.
 
A explosão da primeira bomba, no distrito de Musa Qala, provocou oito mortes, segundo o balanço inicial do ministério do Interior, que atribuiu o ataque aos "terroristas talibãs". Depois as autoridades locais elevaram o balanço a 10 vítimas fatais, sete mulheres e três crianças.
 
Poucas horas depois, a explosão de uma segunda bomba matou uma pessoa que circulava de moto e deixou quatro feridos. O ataque também foi atribuído aos talibãs.
 
E uma terceiro artesanal, também colocada na beira da estrada, matou seis civis, que circulavam num micro-ônibus no distrito de Maruf, da vizinha província de Kandahar.
 
As bombas deixadas às margens das estradas representam a arma mais devastadora utilizada no Afeganistão contra civis e contra os militares que combatem os talibãs.
 
Os dispositivos, geralmente fabricados com munições antigas, são colocados nas estradas para atacar tropas afegãs e da Otan que combatem os extremistas talibãs, mas com frequência provocam mortes entre a população civil.
 
Em 19 de outubro, uma bomba similar destruiu um micro-ônibus que transportava convidados para um casamento na província de Balkh e matou 19 pessoas.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por