Trump decide cancelar reunião com Putin no G-20 por tensões com Ucrânia

Estadão Conteúdo
29/11/2018 às 15:46.
Atualizado em 28/10/2021 às 02:27
 (Isac Nóbrega/PR )

(Isac Nóbrega/PR )

O presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (29) a reunião que teria com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no encontro do G-20, a partir desta sexta-feira (30), citando as tensões com a Ucrânia.

"Baseado no fato de que os navios e marinheiros não foram devolvidos à Ucrânia da Rússia, decidi que seria melhor para todas as partes envolvidas cancelar minha reunião previamente agendada na Argentina com o presidente Vladimir Putin. Espero ansiosamente por um encontro significativo assim que esta situação for resolvida!", escreveu Trump.

No domingo (25), a Marinha ucraniana acusou a guarda costeira da Rússia de disparar e apreender dois navios de artilharia do país no Mar Negro, após um incidente perto da Crimeia, região anexada pelos russos em 2014. Um rebocador também foi apreendido e dois tripulantes ficaram feridos.

Moscou culpou Kiev de preparar e orquestrar "provocações". Desde a anexação pela Rússia da Crimeia, antes território ucraniano, os russos têm trabalhado firmemente para reforçar sua zona de controle em torno da Península da Crimeia, e as tensões entre os países vêm crescendo.

Based on the fact that the ships and sailors have not been returned to Ukraine from Russia, I have decided it would be best for all parties concerned to cancel my previously scheduled meeting....— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de novembro de 2018
....in Argentina with President Vladimir Putin. I look forward to a meaningful Summit again as soon as this situation is resolved!— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de novembro de 2018

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por